A história do pré-adolescente que coleciona diversas vitórias em uma pequena, mas representativa carreira no esporte, merece destaque. Ele encontrou na modalidade o caminho para superar um trauma que mudou sua vida.
Com nove anos, Breno sofreu um acidente com uma máquina agrícola na propriedade da família. A amputação de parte da perna esquerda foi a consequência desse fato e o garoto teve que reaprender a viver de uma maneira diferente. Um mês após colocar a prótese, Breno iniciou os treinamentos de parabadminton na Universidade Paranaense (Unipar) por meio do Projeto Atividade Motora Adaptada (AMA). Foi um dos pioneiros no esporte no município e a família apostava que essa atividade seria um complemento ao trabalho de recuperação física e psicológica.
Porém, o talento do garoto o encaminhou para outros caminhos. Atualmente ele é um dos paratletas do grupo de alto rendimento do parabadminton e pretende fazer bonito na Alemanha. “Estamos treinando todos os dias e focados na competição”, detalha o menino que disputa na categoria SL3. Para a mãe de Breno, Sirlei Johann, todos os dias ele dá provas de que é possível persistir em um sonho, independente das barreiras que aparecerem. “Tenho orgulho do Breno e gratidão, porque ele nos mostrou que temos que viver independente da condição que está o nosso corpo”, testemunha.
Para realizar o sonho de ver Breno superando mais um desafio, desta vez na Alemanha, a família contou com o apoio das empresas LG Sementes, Lacto Bom e o Colégio La Salle para viabilizar a viagem.
PARADESPORTO
A equipe de Parabadminton da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi tem como patrocinadores as empresas: Volvo, Oi e Prati-Donaduzzi e ainda conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Universidade Paranaense (Unipar), Instituto Oi Futuro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo, Tolenutri, SportLand, Ministério do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte.
Da Assessoria - Toledo