Casa de not%c3%adcias 1144x150

OPINIÃO: A formação de valores culturais e a educação

O mundo tem sofrido profundas transformações nos últimos anos. Os avanços da ciência de da tecnologia têm modificado o lugar do Homem no mundo e a natureza de suas relações sociais. Neste sentido, observa-se que a educação e a cultura, cujo significado e alcance têm se ampliado consideravelmente, são essenciais para um verdadeiro desenvolvimento de um indivíduo e de uma Sociedade.

15/03/2011 - 05:48


Por exemplo, a comunidade internacional ao reunir-se no México (1985), na Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais, decidiu discutir efetivamente sobre a aproximação entre as populações e a melhor compreensão entre os Homens.

Ao expressar a sua esperança na convergência final dos objetivos culturais e espirituais da humanidade, a conferência defendeu que, no seu sentido mais amplo, a cultura deveria ser considerada como o conjunto dos traços espirituais, materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade e um grupo social.

A cultura deveria englobar, além das Artes e das Letras, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.  Também, ela deveria dar ao homem a capacidade de refletir sobre si mesmo, pois faz de nós seres especificamente humanos, racionais, críticos e eticamente comprometidos.

Cada cultura representa um conjunto de valores único e insubstituível já que as tradições e as formas de expressão de cada povo constituem sua maneira mais acabada de estar presente no mundo. Desse modo, a identidade cultural torna-se uma riqueza que dinamiza as possibilidades de realização da espécie humana ao mobilizar cada grupo social a nutrir-se de seu passado e a colher as contribuições externas compatíveis com a sua especificidade e continuar, assim, o processo de sua própria criação.

Sendo assim, a cultura deve tomar a forma de um grande diálogo, um intercâmbio de ideias e experiências, apreciação de outros valores e tradições, sem o extremismo de valores modistas que mais desagregam. A essência do pluralismo cultural possibilita o reconhecimento de múltiplas identidades culturais onde coexistirem diversas tradições.

O desenvolvimento da cultura deveria ser inseparável tanto da independência das populaçõesquanto da liberdade da pessoa. A liberdade de pensamento e de expressão é indispensável à atividade criadora do Homem. Para tanto,torna-se imprescindível estabelecer as condições sociais e culturais que facilitem, estimulem e garantam, por exemplo, a criação artística e intelectual sem discriminação política, ideológica ou social. Por conseguinte, defendemos que a educação é o meio por excelência para transmitir os valores culturais nacionais e universais. Nela devemos procurar garantir a assimilação dos conhecimentos científicos sem detrimento das capacidades e valores preestabelecidos.  

Isto porque, requer-se atualmente uma educação integral e inovadora que não só informe e transmita, mas que forme e renove; que permita aos estudantes tomar consciência da realidade do seu tempo e do seu meio; que favoreça o florescimento da personalidade; que forme na autodisciplina, no respeito aos demais e na solidariedade social e internacional; que inspire a renovação e estimule a criatividade.

Sem nome %281144 x 250 px%29