Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Parfor abre pré-inscrições

As pré-inscrições ao programa seguem até 13 de janeiro de 2014.

05/11/2013 - 19:30


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 355 vagas para 2014, com aulas presenciais, destinadas a professores efetivos e temporários em exercício na rede pública estadual e municipal.
O Parfor, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as Universidades Públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação, objetiva garantir que os professores efetivos e temporários em exercício na rede pública estadual e municipal, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício na sala de aula.
O coordenador local, professor João Carlos da Silva, explica que o programa tem como metas formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e prepará-lo para o efetivo exercício da docência.
O curso de Pedagogia 1ª Licenciatura, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2,8 mil horas, dentre as quais 400 horas destinadas ao estágio supervisionado, é voltado para professores (da educação básica pública) que ainda não têm licenciatura.
Os cursos de 2ª Licenciatura, com duração variável de dois e dois anos e meio e carga horária entre 800 e 1,4 mil horas, são dirigidos aos professores com pelo menos três anos de exercício e que atuem em área distinta da sua formação inicial.
Já os cursos de Formação Pedagógica, com duração de um ano e carga horária mínima de 540 horas, são destinados a professores com Bacharelado, inclusive em cursos técnicos, que necessitam da formação pedagógica complementar.
Para concorrer às vagas ofertadas, o professor deve: realizar seu cadastro na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Da Assessoria

Anuncio gene 2