A Secretaria Municipal de Saúde e o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), juntamente com o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura de Nova Santa Rosa, iniciou 3º Arrastão para Controle da Dengue deste ano. O trabalho segue até a sexta-feira (08).
O primeiro dia de atividades do 3º arrastão contra a dengue realizado na sede municipal gerou dez notificações, sendo sete delas devido ao imóvel estar fechado ou outro empecilho que impediu o acesso ao local. Outras três notificações ocorreram porque foi encontrado criadouro com larvas do mosquito transmissor da dengue. No segundo arrastão realizado em março deste ano, no primeiro dia foram registradas 51 notificações, entre as quais algumas resultaram em autuações e multa.
RECOMENDAÇÕES
A Secretaria de Saúde recomenda aos proprietários de imóveis que recolham e guardem em lugar coberto os materiais que podem ser possíveis criadouros do mosquito caso ainda sejam utilizados de alguma forma, tais como lonas, potes, vasos e qualquer outro recipiente que possa acumular água. Os demais tipos de materiais serão recolhidos.
Os moradores devem prender cachorros e deixar os portões destrancados para facilitar a entrada de agentes fiscalizadores. As residências que foram notificadas ou multadas em arrastões anteriores serão automaticamente autuadas, de acordo com a Lei, caso sejam encontrados focos do mosquito ou possíveis criadouros.
Da Assessoria