Apesar do horário, 6h30, todos foram pontuais para o embarque para Curitiba, onde irão acompanhar o espetáculo Corteo, do Cirque Du Soleil, em uma apresentação exclusiva para convidados. A caravana é formada por trinta integrantes das trupes toledanas. O Circo da Alegria é um projeto social, implantado há 21 anos, e funciona junto à Escola Municipal Anita Garibaldi. O Circo Ático é composto por artistas que tiveram sua formação profissional no projeto.
A integrante do Circo Ático, Bianca Cristina de Moura Dornellas, de 14 anos, sendo cinco deles dedicados à arte circense, afirmou que o momento é a realização de um sonho. “É algo fantástico, inacreditável. Vou poder viver toda a emoção de um espetáculo do Cirque Du Soleil, conhecer a estrutura e tudo mais. É algo incrível, saber que vou ver o que eles fazem”. Em termos de conhecimento, Bianca afirmou que a observação vai acrescentar diversas técnicas utilizadas pela trupe de sucesso mundial. “Nossas perguntas serão respondidas através dos atos que serão apresentados. Vamos aproveitar muito bem isso”, salientou.
Já para a coordenadora do Circo da Alegria, Tânia Piazetta, a ação vem cercada de uma emoção indescritível. “Tanto para mim, quanto para as crianças, adolescentes e jovens, a ansiedade é grande. O coração está batendo forte desde ontem quando foi concretizada, de verdade, a nossa ida para a capital do estado. Para nós será uma experiência única. Imagina um grupo, de um projeto social, assistir um dos maiores espetáculos do mundo, com a maior tecnologia, com os melhores figurinos. A vivência e interação social serão muito relevantes na formação de todos eles”. Tânia ainda lembrou que a viagem foi oportunizada a partir da inscrição em um cadastro do Cirque Du Soleil, realizado pelo diretor do Circo Ática, Dado Guerra, ainda no ano passado. “A partir deste registro, nós recebemos dvd´s de apresentações e outros materiais. Inesperadamente, há alguns dias chegaram os convites para o Corteo e que eles estariam disponíveis na portaria”, comentou.
De acordo com a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, desde que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) foi informada que os integrantes das trupes teriam convites para participar do evento, por determinação do prefeito Beto Lunitti, não foram medidos esforços para que os meninos e meninas pudessem se fazer presentes na capital do estado. “Não podemos mensurar o que está viagem significa para estes meninos e meninas”. Tania comentou que muitas destas crianças não teriam a oportunidade de participar de um evento magnífico com este sem este apoio do poder público. “Não podíamos deixar de estar aqui para abraçar cada um deles e desejar uma boa viagem”.
Além da viagem, a prefeitura de Toledo, também forneceu, por meio da Cozinha Social, o lanche para os jovens durante o trajeto. “A administração municipal nos cedeu o transporte e sem ele não seria possível irmos até Curitiba. Apesar de alguns terem proposto ir até de bicicleta”, brincou Tânia Piazetta.
O espetáculo
Corteo, que significa "cortejo" em italiano, é uma procissão alegre, uma parada festiva imaginada por um palhaço. Este espetáculo reúne a paixão do ator com a graça e a força do acrobata, para transportar o público a um mundo teatral de prazer, comédia e espontaneidade situado num espaço misterioso entre o céu e a terra. O palhaço imagina o seu próprio funeral, numa atmosfera de festa e observado por amáveis anjos. Contrastando o grande e o pequeno, o ridículo e o trágico, a magia da perfeição e o charme da imperfeição, o espetáculo evidencia a força e a fragilidade do palhaço, mas também a sua sabedoria e ternura, para ilustrar o aspecto humano de cada um de nós. A produção já foi assistida por cerca de sete milhões de pessoas pelo mundo todo, e iniciou a temporada brasileira por São Paulo, passando por Brasília e Belo Horizonte, para enfim chegar a Curitiba.
Da Assessoria - Toledo