Diante do pedido de licença por 30 dias apresentado no último dia 28 pelo vereador Walmor Lodi, eleito pelo PR, o suplente foi chamado a assumir. A posse foi no dia 4, segunda-feira, quando ele foi encaminhado pelos líderes partidários, prestou o compromisso e em seguida recebeu a palavra para falar aos demais vereadores e ao público presente, que incluiu familiares, amigos e apoiadores. Casado com Ziléia de Brito e pai de Sara, 15 anos e Marcos de Brito, 13 anos, “Careca” manifestou-se na tribuna citando o escritor brasileiro nascido em Portugal João Manuel Simões e São Francisco de Assis e defendendo que o legislador calce “as sandálias da humildade”. Ele lembrou o compromisso assumido de “elaborar leis expressões da vontade popular” e disse que a expressão, traduzida na linguagem “de nossa gente empresária e trabalhadora” indica o quanto “de humildade e sensibilidade deve estar presente em cada legislador”. “Não podemos nessa valorosa função legislativa ignorar a intelectualidade de nossa gente, por mais modesto que seja um dos construtores da nossa sociedade”, afirmou “Careca”.
O vereador empossado também destacou o titular Walmor Lodi, companheiro e amigo que aprendeu a admirar “nas andanças da campanha eleitoral de 2012, mas especialmente neste ano de 2013”, apontando-o como “ícone da nova forma de fazer política”. Destacou o envolvimento do vereador nas atividades extra legislativas e eventos dos segmentos toledanos, mostrando-se “totalmente revestido de vigor político, o que torna popular quem anda por esta senda.” Careca disse que seu período na Câmara Municipal de Toledo será marcada pelo diálogo e vontade de ampliar o aprendizado pelas decisões do Legislativo, lembrando seu período como assessor da Casa na legislatura passada e dizendo que ele lhe despertou a vontade pelo exercício do mandato.
“Careca” também agradeceu a seus eleitores pela escolha de seu nome e aos familiares pelo apoio. “Somos gratos pela confiança com que fomos premiados por cada uma dessas vontades livres e conscientes, as quais hoje ganham vez e voz nessa Casa de Leis”, afirmou o vereador na tribuna da Câmara Municipal. Ele destacou ainda as presenças de sua mãe, irmãos, esposa, filhos, cunhada e cunhados – interrompendo num momento de emoção para pontuar que “falar de família não é fácil” - e registrando ainda as presenças de sobrinhos, pastores, pregadores “e muitos amigos que nos têm encorajado”, registrou o vereador. “Não somos detentores da solução, mas iremos nos somar àqueles que que nos fazem caminhar na nossa comunidade”, apontou Careca, destacando que “não há cacique por aqui e esperamos que o nivelamento permaneça como fator predominante na pauta do Legislativo” e que espera na sua forma simples de ser encontrar espaço para buscar soluções para os problemas que afligem a nossa sociedade. Careca destacou também ser “não apenas um membro do PR-Partido da República mas um agente político disposto a prestar bons serviços à nossa gente”, recebendo os parabéns do presidente Adriano Remonti “pela brilhante apresentação de seu discurso na tribuna, digno de um mandato de vereador”, agradecendo a todos que testemunharam este momento.
Da Assessoria