O programa Projovem Adolescente, desenvolvido por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), atua em Toledo no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos. No início do mês, o programa iniciou, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o curso ‘Atendimento ao Público’, buscando oferecer uma preparação profissional dos jovens.
A primeira turma conta com 30 adolescentes. Segundo o coordenador do Projovem, Leandro de Campos, são abordados temas abordam conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. “O Projovem deve possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Kreutz Louzada, explicou que o intuito é preparar o jovem para inserção no mercado de trabalho. “O curso serve de estímulo para os jovens entenderem melhor como se posicionarem diante do público e que atitudes tomarem em relação ao atendimento público”, observou a secretária.
Projovem
O Projovem Adolescente tem foco no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Baseado nisso, o coordenador do programa, Leandro de Campos, afirmou o trabalho é realizado por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mercado de trabalho. “O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias da Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial”, explicou o coordenador.
Da Assessoria