A compra dos alimentos para as 2,5 mil escolas estaduais, somadas às de educação especial conveniadas com o Governo do Paraná, terá investimento de R$ 137,8 milhões, divididos em sete pregões eletrônicos. Por meio das licitações, a Secretaria da Educação comprará aproximadamente 17.324 toneladas de alimentos para o próximo ano.
Os editais das licitações poderão ser consultados pelos sites www.compraspr.pr.gov.br do governo do Paraná ou no www.licitacoes-e.com.br do Banco do Brasil. As aberturas das licitações para as empresas enviarem as propostas serão sempre às 9h30 nos dias 21, 22, 27 e 28 de novembro.
As licitações serão para compras de alimentos não perecíveis, como aveia em flocos, bolachas, biscoitos cookie, barra de cereais, cereal de milho, farinha láctea, granola com castanha e passas, sucos, achocolatado em pó, mistura para preparo de bolo, café, leite em pó integral, macarrão, açúcar, arroz, chá mate tostado, fubá de milho e sagu. São 85 itens no total.
Entre os pregões eletrônicos também está a licitação para compra de carnes congeladas bovinas, suínas, de frango e filé de tilápia congelados. Desde 2006, a Secretaria da Educação utiliza pregões eletrônicos para realizar licitações. “Esse tipo de procedimento traz mais transparência. Todos os interessados têm acesso facilmente à licitação e podem acompanhar todo o pregão. Além disso, a licitação fica mais rápida e ágil”, explicou o diretor de Licitações da Secretaria da Educação, Roberto Luiz Souza de Freitas.
DIRETO NAS ESCOLAS – Desde outubro de 2013, os alimentos da merenda escolar passaram a ser entregues diretamente nas escolas estaduais, uma iniciativa inédita no Paraná. Antes, os alimentos saíam de um armazém central, chegavam a centros de distribuição e as prefeituras levavam os alimentos para as escolas. Em alguns casos, as próprias escolas precisavam buscar a merenda nesses locais de distribuição.
A diretora de Infraestrutura e Logística da secretaria, Márcia Cristina Stolarski, explica que a entrega direta era uma reivindicação antiga das escolas e uma meta alcançada. “Isso representa uma importante conquista e a melhoria no processo de logística da alimentação da rede estadual de ensino. Esse procedimento vai fazer com que os alimentos cheguem mais rápido e com mais qualidade às escolas. É também uma facilidade para as unidades”, afirmou Márcia Stolarski.
AGRICULTURA FAMILIAR - Também em novembro foi aberta a chamada pública para seleção de agricultores familiares que poderão fornecer alimentos para merenda escolar de 2014. Para o próximo ano, o valor destinado aos pequenos produtores será de R$ 58 milhões, quase 20 vezes mais que o investido em 2010 e 81% superior ao valor de 2013.
Podem participar pequenos produtores paranaenses vinculados a cooperativas e a associações de agricultores familiares. Eles poderão fornecer frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e os minimamente processados, como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.
As inscrições podem ser feitas até às 17h de 27 de novembro. O edital está disponível na página da Agricultura Familiar: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=96
Da AE Notícias