Toledo teve a candidatura para ser a sede dos 57º Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) 2014 homologada nesta terça-feira (12), durante o congresso técnico da edição 2013 da competição, que acontece em Cascavel. Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti apresentou a candidatura do município e recebeu a confirmação imediata, por meio do coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES), Luis Costenaro. O município já tem tradição em receber grandes competições de esporte, tanto regionais, estaduais, como nacionais, além de já ter sediado a final dos Jogos Abertos em seis edições, sendo a última em 2011.
Costenaro, que representou o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, disse que o município fez a solicitação dentro do regulamento e cumpriu os prazos. Segundo ele, o governo do estado avalia de forma positiva e tranquila a sediação. “Toledo é uma cidade com conhecimento prático em sediar grandes competições, principalmente finais de jogos oficiais. Além disso, o município conta com grande estrutura esportiva para receber a demanda de todas as modalidades que lá estarão em 2014”.
Aliado a isso, Costenaro ressalta a cultura da população toledana em receber e participar de competições. “O governo do estado do Paraná fica tranquilo, porque conhece a hospitalidade de Toledo e fica contente por saber que teremos as plenas condições de realizar uma competição de alto nível no município”.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa afirma que o JAP’s é o maior evento do estado nas modalidades do setor de rendimento e deve trazer visibilidade para as equipes do município. “Estamos fazendo todo o trabalho comunitário de base, que inclui todas as modalidades que competirão nos Jogos. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) nunca cobra resultados, pois o principal é a participação da comunidade. Enquanto outros municípios trazem gente de fora pra competir, nós trabalhamos com atletas toledanos”. Marli comentou ainda, a preparação do município para receber grandes eventos esportivos. “Toledo se destaca para a sediação de eventos pela estrutura que tem, mas principalmente pelo acolhimento da comunidade e dedicação dos profissionais da SMEL”.
O esporte atualmente é considerado uma política pública, de promoção da qualidade de vida e lazer da população toledana. Conforme o prefeito Beto Lunitti, a sediação da edição 57 dos Jogos Abertos do Paraná, demonstra a capacidade do município no setor. “Por conta da condução e do modelo que está sendo feito na SMEL, eu como prefeito não tive nem uma dúvida de que nós estávamos preparados para receber os atletas de todo o Paraná nos Jogos Abertos de 2014. Isso vai requerer um esforço do governo e da Secretaria de Esportes e Lazer para que as delegações sejam bem recebidas, e que nós, a partir da estrutura que temos e do que ainda podemos complementar, possamos realizar o melhor JAP’s até então”. O prefeito Beto Lunitti salienta que a sediação é resultado do positivismo do governo e a homologação é motivo de felicidade, para a administração municipal.
Movimentação econômica
Entre os eixos de atração dos Jogos Abertos do Paraná 2014 está a movimentação econômica do comércio local. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a presença das delegações, com cerca de quatro mil pessoas e os visitantes que vem assistir a competição devem potencializar o setor. “A rede hoteleira e o consumo em restaurantes, bares e lojas, enfim, tudo se modifica de forma positiva. É evidente que o município abre as portas para esse evento e consequentemente receba os benefícios econômicos através dos seus impostos”.
Vídeo
Toledo apresentou ainda, após a homologação da candidatura, um vídeo que demonstra as ações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), que atua desde a comunidade infantil até a terceira idade, com atividades de esportes e lazer que buscam a promoção da qualidade de vida. A administração municipal, por meio da SMEL realiza mais de quatro mil atendimentos mensais.
Congresso Técnico
Cascavel recebeu os dirigentes esportivos dos municípios participantes da fase final A dos 56º Jogos Abertos do Paraná para a realização do congresso técnico da competição. Na ocasião foram definidos os grupamentos da primeira fase de disputa das modalidades coletivas, além da confirmação dos participantes nas modalidades individuais. A competição será realizada entre os dias 22 e 30 de novembro com a participação de 58 cidades.
Da Assessoria - Toledo