Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Debate na Prefeitura inicia ações dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’

O encontro contará com a participação de representantes de diversas entidades, entre elas a secretária da SPM, Maria Cecília Ferreira.

19/11/2013 - 20:20


Na quarta-feira (20), às 19h, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, serão abertas as atividades da Campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’. A primeira ação é o debate ‘Por um Brasil afirmativo: mulheres construindo a igualdade racial’, promovido pela Secretaria de Política para Mulheres de Toledo (SPM), com a participação da conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, Liliane Barbosa.
A campanha representa importantes datas, como 25 de novembro, em que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Campanha do Laço Branco, no dia 06 de dezembro, em que um homem assassinou 14 mulheres, num episódio que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, além do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. A secretária Maria Cecília explica que deste modo, procura-se vincular a violência contra as mulheres aos direitos humanos e demais datas citadas. “A partir deste olhar temos a compreensão de que esse tipo de violência constitui uma violação dos direitos humanos das mulheres, conforme o conceito já incorporado por convenções internacionais acerca do assunto. Assim como, a intolerância por situações como o Massacre de Montreal”.
Conforme Maria Cecília, o objetivo dos ‘16 Dias de Ativismo’ é promover a mobilização e ações visando o fim da violência contra a mulher. “Queremos propiciar um debate que incentive a conscientização. Nossa intenção é demonstrar que está luta não é só das mulheres, mas também dos homens, e que a sociedade precisa voltar sua atenção para essa situação inadmissível, mas que infelizmente é ainda muito recorrente”. Outro momento importante da Campanha, segundo a secretária da SPM, será a cerimônia de posse das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no dia 28 de novembro, às 17h, no Auditório Acary de Oliveira.
Além da SPM, participam ou apoiam a realização da campanha as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Segurança e Trânsito, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), por meio da Diretoria da Mulher Empresária, APP-Sindicato, Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio/PR, Ciscopar, MV Consultoria Socioambiental, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, UOPECCAN e Unioeste/Campus de Toledo.
 
Programação dos ‘16 Dias de Ativismo’
20/11, às 19h, Debate: “Por um Brasil afirmativo: mulheres construindo a igualdade racial”, com Liliane Barbosa, Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, no Auditório Acary de Oliveira – Prefeitura.
25/11, às 19h, Mesa Redonda: “Os 16 Dias de Ativismo: História, Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, com a participação da Drª Luciana Lopes do Amaral Beal, Juíza Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Toledo,
Maria Helena Guarezi, Coordenadora do Programa Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional, e Moema Viezzer, Consultora Socioambiental – ComSol, no Auditório Acary de Oliveira – Prefeitura.
 
25/11, das 8h às 22h, Exibição de filmes sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. A realização é do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e as atividades serão desenvolvidas nas indústrias do ramo de alimentação.
28/11, às 17h, posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Acary de Oliveira – Prefeitura.
28/11, às 19h, Painel: “Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, com a presença de Moema Viezzer (Consultora Socioambiental – ComSol), Anderson Hilgert (graduando em Ciências Sociais/Unioeste) e Tiago Murilo Correia Neves (Psicólogo - Ciscopar), no Auditório Acary de Oliveira – Prefeitura.
28/11, a partir das 13h30, caminhada em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a
Aids (Movimento pela Vida) e pela Não-Violência Contra a Mulher, com a entrega da premiação do ‘Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas 2013’ do Ciscopar e, a partir das 15 horas, concentração para a caminhada pelo centro.
 
04/12, às 14h, Roda de Conversa: Violência Doméstica e Mulheres Trabalhadoras Rurais, coordenada por Telma Beiser de Melo Zara, da Unioeste/Campus de Toledo, no Clube da Comunidade de Xaxim.
02 a 06/12 Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Blitz educativa).

Da Assessoria

Anuncio gene 2