Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Base do SAMU em Toledo está sendo finalizada e coordenação faz balanço da primeira quinzena de atendimento

O SAMU iniciou as atividades em Toledo no dia 1º de novembro.

20/11/2013 - 18:18


A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) realizou várias obras de acabamento na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Toledo. A sede, localizada em anexo ao Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (Mini Hospital), na Vila Pioneiro, recebeu a pintura padrão, revestimento cerâmico e instalações hidráulicas. Restam ainda a colocação de algumas portas internas e janelas para a conclusão total dos trabalhos.
Segundo o coordenador técnico do Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste/PR (Consamu), Doutor Rodrigo Nicácio Santa Cruz, já foram realizados 173 atendimentos na central de regulação, sendo 124 casos clínicos, 05 acidentes automobilísticos e o restante foram ligações de outras naturezas onde os solicitantes receberam apenas orientações. “Tivemos 44 ligações para serviços que não eram de nossa competência, como agendamento de transportes de pacientes e algumas orientações realizadas por telefone mesmo”. O coordenador lembrou ainda que para os traumas relacionados ao trânsito, a referência é o Corpo de Bombeiros. “Iremos iniciar em breve uma campanha para orientar a população sobre o uso do telefone 192 e em quais situações o SAMU deve ser acionado”, lembrou o coordenador.
Atualmente, o SAMU em Toledo funciona, de forma provisória, no posto satélite do Corpo de Bombeiros, na Vila Pioneiro. O serviço atende 24h por dia e as escalas são formadas por dois motoristas, dois enfermeiros e um médico. “Tão logo aconteça a finalização total das obras, já iremos iniciar o processo para mobiliar o espaço e dar todas as condições para abrigar as operações”, explicou o secretário de Saúde de Toledo Edson Simionato. O novo espaço servirá como apoio aos serviços de urgência e emergência do município de Toledo. No local estão previstos alojamento para os profissionais, depósito para oxigênio, rampa para limpeza dos veículos utilizados nos atendimentos, banheiros e cozinha.
 
Atendimento
O secretário Edson Simionato orientou as pessoas que necessitarem do atendimento para que entrem em contato com o número 192. “Este telefone é da Central de Regulação para o atendimento. De acordo com necessidade serão encaminhados os profissionais para o local do chamado e realizarão os procedimentos”.
Edson também pediu que os cidadãos compreendam que, neste primeiro momento, devido aos ajustes, poderão ocorrer algumas dificuldades. “Nestes casos continuaremos com os atendimentos de ambulância do Mini Hospital”. O secretário ainda lembrou que no início o SAMU irá realizar apenas os atendimentos clínicos, permanecendo a cargo do Corpo de Bombeiros o socorro de vítimas de traumas em vários níveis, desde uma fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos. “Continuem acionando o 193 para estes casos até que todo o serviço seja estruturado”, finalizou Edson.
 
Investimento em saúde
As ações ligadas ao atendimento de urgência e emergência em Toledo fazem parte dos investimentos em saúde realizados pela administração municipal. Até o momento, foram repassados, ainda no mês de maio, R$ 556.184,29 para o Consamu, sendo R$ 201.706,57 para a sua implantação e o restante para investimentos em estrutura da base em Toledo e outros insumos, como a realização do concurso público.
O prefeito Beto Lunitti lembrou que o início dos serviços faz parte do planejamento visando à qualificação nos serviços públicos de saúde. “Um dos pontos centrais do nosso governo é a atenção à saúde. Estamos promovendo diversas ações preventivas, porém não iremos nos descuidar dos serviços de emergência”. Beto ainda lembrou as ações para a implantação da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker, ainda em fase de conclusão. “Recebemos um prédio, porém ainda faltavam obras estruturais como paisagismo, muros, calçadas e acesso para os veículos de emergência. Também não havia um planejamento visando à contratação de profissionais para o local. Tudo isso está sendo resolvido para que o mais breve possível os cidadãos toledanos possam usufruir do atendimento naquele espaço”, comentou.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2