Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Sebrae/PR premia prefeitos empreendedores

Resultado do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor sai nesta sexta-feira, dia 22, durante Convenção da Faciap.

21/11/2013 - 20:19


Dezoito prefeitos do Paraná são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os sete vencedores, que disputarão e etapa nacional, serão conhecidos nesta sexta-feira, dia 22, às 10h45, durante cerimônia de premiação na XXIII Convenção Anual da Faciap, em Curitiba.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo estimular o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
É uma premiação realizada de dois em dois anos e os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, no campo e na cidade.  Nesta edição, 47 prefeituras do Paraná se inscreveram , totalizando 70 projetos com 18 finalistas.
O coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, avalia que os projetos apresentados nesta edição superaram as expectativas. “Foi ótimo julgar porque os projetos chegaram até nós com maior riqueza de informação e com muita qualidade. A cada ano, os prefeitos se superam.”
Cada município, segundo o regulamento, podia inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes. São sete as categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: Melhor Projeto; Lei Geral Implementada; Compras Governamentais; Desburocratização; Pequenos Negócios no Campo; Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos; e Novos Projetos. 
Os prefeitos melhor classificados na etapa paranaense receberão troféu e certificado. Os vencedores concorrerão à etapa nacional, a ser realizada em 2014.  Projetos inscritos em edições anteriores puderam ser reapresentados, desde que com comprovada evolução. Uma das novidades desta edição foram as visitas técnicas, realizadas para atestar as evidências dos projetos que disputam a premiação, conforme explica Luiz Marcelo Padilha.
“Antes era apenas uma sugestão, mas agora as visitas se tornaram uma exigência antes do julgamento. Elas são importantes porque ajudam a entender na prática como funciona o projeto e permitem aos avaliadores analisar com detalhes as evidências relacionadas no momento da inscrição”, informa o coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR.
O Paraná tem tradição no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e as administrações municipais paranaenses sempre contribuem com boas iniciativas, focadas no desenvolvimento por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. 
“Nós nos destacamos pela quantidade de projetos. O Estado sempre registra ganhadores e isso demonstra a qualidade das ideias apresentadas. Tudo isso é reflexo do trabalho que o Sebrae/PR realiza nos municípios, principalmente naqueles que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora”, destaca Luiz Marcelo Padilha.
Iniciativas que já foram destaque em etapas nacionais do Prêmio, como em 2011, quando Elson Munaretto, então prefeito de Bom Sucesso do Sul, venceu a categoria Melhor Projeto, pela Região Sul. Em 2009, Bom Sucesso do Sul se integrou ao Programa de Desenvolvimento Municipal, realizado pelo Sebrae/PR para construir um ambiente favorável para fortalecer micro e  pequenas empresas e o empreendedorismo  como geradores de emprego, renda e  qualidade de vida. Munaretto deixou a Prefeitura na última eleição municipal, mas seu sucessor Antonio Celso Pilonetto continua apostando no empreendedorismo.
 
Finalistas
 
Confira os finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
 
Melhor Projeto                  
“Lindoeste no Caminho Certo para o Desenvolvimento” - Silvio De Souza, de Lindoeste; “Projeto Municipal de Qualificação Profissional” - Jose Maria Ferreira, de Ibiporã; “Pato Branco - Terra de Gente Empreendedora e Inovadora” - Augustinho Zucchi, de Pato Branco.
 
Pequenos Negócios no Campo                                                                     
“Programa de Apoio ao Cooperativismo” - Moacir Silva, de Umuarama; “Caminhando para o Futuro no Campo” - Haroldo Fernandes Duarte, de Ubiratã; “Troca Verde” - Marcio Claudio Wozniack, Fazenda Rio Grande.
 
Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos                                           
“Na Copa do Mundo, o boné é nosso!” - Carlos Alberto Gebrim Preto, de Apucarana.
 
Novos Projetos                                                                
“Compras públicas municipais: o caminho para o desenvolvimento sustentável” - Jones Neuri Heiden, de Entre Rios do Oeste; “Pato Branco: Terra de Gente Empreendedora e Inovadora” - Augustinho Zucchi, de Pato Branco; “Central municipal de transferência de embriões em gado leiteiro” - Leomar Bolzani, de Chopinzinho.     
                              
Desburocratização                                                                     
“Simplificar para Crescer” - Reni Clovis De Souza Pereira, de Foz do Iguaçu; “Desburocratizando o Desenvolvimento” -  José Carlos Mariussi, de Tupãssi; “Rede sim” - Carlos Roberto Pupin, de Maringá.
 
Lei Geral Implementada                                                            
“Cambará Empreendedora” -  João Mattar Olivato, de Cambará; “Implementação da Lei Geral: o caminho para o desenvolvimento local” - José Carlos Mariussi, de Tupãssi; “Implementação Lei Geral” -  Luiz Carlos Gibson, de Telêmaco Borba. 
 
Compras governamentais                                                                   
“Participar é empreender. O Micro e Pequeno Empreendedor por dentro das licitações públicas. Sua empresa participa, o município ganha e todos crescem.” - Raul Camilo Isotton, de Dois Vizinhos; “Lindoeste no caminho certo para o desenvolvimento” - Silvio De Souza, de Lindoeste.

Da Assessoria

Anuncio gene 2