Serão conhecidos nesta sexta-feira, dia 22, os vencedores da etapa estadual do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. No total, 29 empresas foram selecionadas como finalistas em diversas categorias. A cerimônia de premiação acontece às 18 horas, no Castelo do Batel, durante a XXIII Convenção Anual da Faciap, em Curitiba.
O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Neste ano, foram 6.834 inscrições, das quais saíram 3.510 candidatos (que preencheram o formulário). As vencedoras paranaenses, automaticamente, participarão da etapa nacional, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
O coordenador estadual do Prêmio e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, assinala que o principal objetivo é provar que as micro e pequenas empresas podem ter excelência de gestão. “Queremos mostrar que a qualidade é importante, independente do tamanho da empresa. Isso tem se tornado cada vez mais visível, principalmente se considerarmos o nível dos candidatos, que tem melhorado a cada edição”, reconhece.
Dos 3.510 candidatos efetivos, 36 empresas passaram pela ‘peneira’ e foram visitadas por equipe técnica recentemente. “Essa parte do processo de julgamento é importante, pois nos ajuda a comprovar se o que foi informado no momento da inscrição realmente acontece na prática”, explica Lucas Hahn.
As categorias do MPE Brasil são Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviços de Turismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação. Mas segundo o coordenador estadual do Prêmio, neste ano não houve selecionados em três dessas categorias.
“Nem todas as empresas inscritas apresentam as exigências discriminadas para participar da competição. É preciso apresentar o mínimo de requisitos de excelência em gestão para figurar entre as finalistas. Por isso, neste ano, não teremos representantes paranaenses nos setores de Agronegócio, Serviços de Educação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”, adianta.
No Paraná, o Prêmio MPE Brasil é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Faciap e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
Destaque paranaense
O Paraná sempre fica bem posicionado na etapa nacional. Na edição 2012, o Estado ficou em evidência com a empresa Oniria, de Londrina, região norte, que sagrou-se vencedora na categoria Destaque de Inovação.
Especializada em desenvolver produtos e serviços exclusivos para as áreas de jogos digitais, marketing e vendas, treinamento corporativo e treinamento industrial, a Oniria começou suas atividades em 2002. Com duas unidades de negócios estruturadas – divisão de simuladores e divisão de games – a empresa é gerida pelos sócios Nicholas Bender Haydu e Rodrigo Martins, e conta com 25 colaboradores.
“Nós fomos incentivados pelo Sebrae/PR a participar do MPE Brasil. A participação na premiação foi importante porque, durante o processo, nós recebemos os avaliadores na empresa. Para o empresário, principalmente da pequena empresa, ter alguém que sinalize pra ele que ele está no caminho certo é fundamental. Nós estamos muito orgulhosos com essa conquista”, avalia Nicholas Bender Haydu, diretor da divisão de simuladores da empresa e que acompanhou a cerimônia em Brasília.
O empresário ainda destaca que a empresa concorreu em um universo de mais de 80 mil empreendimentos e que a conquista reconhece a cultura inovadora praticada na empresa. “Quando se fala em cultura inovadora, se fala em um grupo de pessoas. É um prêmio para toda a nossa equipe, para Londrina e para o Paraná”, observa.
No início das atividades da empresa, a Oniria investiu na criação de um game, que seria um dos primeiros do Brasil a serem exportados. O destino foi à Alemanha. Com o aquecimento do mercado interno e a identificação de um nicho de mercado, a empresa passou por uma reestruturação em 2006, visando oferecer simuladores e games para o mercado corporativo brasileiro.
Nicholas Haydu explica que, no simulador, por exemplo, é possível corrigir possíveis falhas de quem está em treinamento. Já na operação de uma máquina real, o erro pode trazer consequências para o empreendimento. “Nós desenvolvemos simuladores para médias e grandes empresas."
“O modelo de gestão por excelência é algo que as micro e pequenas empresas devem buscar. A premiação é uma forma de também sensibilizar outros empresários a buscarem novas práticas de gestão empresarial. Além de visibilidade, o MPE Brasil reconhece empreendimentos que incorporam critérios relacionados à qualidade, o que cria uma cadeia de benefícios e de desenvolvimento para o Estado”, observa Lucas Hahn.
Finalistas
Conheça as finalistas do MPE Brasil – Etapa Paraná, por categoria.
Comércio
Centro Óptico de Foz do Iguaçu, de Foz do Iguaçu; Confeitaria Requinte, de Curitiba; G. M. Assistência Técnica Ltda., de Maringá; Kagil Comércio de Suplemento Alimentar, de Toledo; Mil Folhas Farmácia Magistral de Apucarana, de Apucarana.
Indústria
Cerâmica Havaí, de Santa Helena; Cerâmica e Madeireira São Luiz, de Pato Bragado; Cerâmica Drisner, de Maripá; Gracia Aparecida da Silva Crescencio, de Alvorada do Sul; Prismaflex Embalagens Plásticas, de Apucarana; Usicampo Indústria Metalúrgica, de Campo Mourão.
Serviços
Barbearia Clube Ltda., de Curitiba; Borkenhagen Soluções Contábeis, de Foz do Iguaçu; De Menezes & Komura, de Cascavel; Espaço 3 - Locadora, Imobiliária e Incorporadora, de Medianeira; K&A Apoio Administrativo, de Curitiba; Province Saúde Consultoria Treinamento e Tecnologia da Informação Ltda., de Curitiba; Vialle Advogados Associados, de Cascavel.
Serviços de Turismo
Hotel Planalto Palace Ltda., de Ponta Grossa; J. & O. Ravanello, de União da Vitória; Loumar Turismo, de Foz do Iguaçu; Opium Empreendimentos Hoteleiros Ltda., de Ponta Grossa; Silva & Castro Restaurante, de Londrina.
Serviços de Saúde
Labore Saúde Ocupacional, de Maringá.
Serviços de Tecnologia da Informação
Tecnospeed Tecnologia da Informação, de Maringá; ZZ Consultoria em Sistemas de Informática, de Maringá; Forlogic Software, de Cornélio Procópio; Guenka Desenvolvimento de Software, de Londrina.
Destaque de Inovação
Tecnospeed Tecnologia da Informação, de Maringá.
Da Assessoria