Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Dia Nacional do Doador de Sangue objetiva aumentar as doações no período de “férias”

Entre os meses de dezembro a fevereiro, há uma queda nos estoques sanguíneos, devido às viagens e festas.

21/11/2013 - 20:33


No entanto, é quando a demanda do uso do estoque de sangue aumenta, pelo crescimento de acidentes no trânsito
Na segunda-feira, dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada neste mês, pois é quando se constata uma baixa nos estoques - entre dezembro e fevereiro - devido às férias e as festas. Ao mesmo tempo, é quando há uma maior necessidade de sangue, por conta do aumento dos acidentes de trânsito. De acordo com o Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), os acidentes registram um crescimento até 20% a mais durante os meses de dezembro e fevereiro. “O objetivo é que os doadores nos auxiliem a manter os estoques do banco nas férias”, observa Ayres Dalla Bernardina Neto, coordenador do Banco de Sangue de Toledo.

Para doar
Existem dúvidas e mitos em torno da doação de sangue que, muitas vezes, podem ser os motivos que levam uma pessoa a não doar. “O ato de doar não engorda nem emagrece, não vicia e tão pouco afina ou engrossa o sangue, como comumente se ouve dizer”, explica Sérgio Akiyoshi, médico do Banco de Sangue e superintendente da Unimed Costa Oeste (UCO). “Há algumas orientações passadas para o doador, como: não estar gripado ou resfriado, não estar em jejum, informar, no momento da triagem clínica com o médico, se tomou alguma vacina recentemente e se faz uso de medicamentos”, acrescenta Akiyoshi. O sangue é reposto pelo próprio organismo em 24 horas e que todo o  processo, entre cadastro, triagem clínica, aferição dos sinais vitais, teste de anemia, coleta e lanche, leva em torno de 40 a 50 minutos.
Para doar, é necessário apresentar um documento original com foto no dia da coleta.
 
Banco virtual de doadores
O Banco Virtual de Doadores de Sangue é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de cadastrar doadores em todo o país. O interessado pode realizar o cadastro, que pede: tipo sanguíneo, nome, e-mail e cidade. A ação visa fazer com que o doador virtual convide o maior número de pessoas, residentes na mesma cidade. Quando alguém ou o banco da região precisar, a ferramenta virtual servirá para acionar estes possíveis doadores. O endereço para acessar o aplicativo é www.facebook.com/DoeSangueMS.

Da Assessoria

Anuncio gene 2