Com diretores da EPL, a Empresa de Planejamento e Logística, veio a confirmação de que a extensão ferroviária da Norte/Sul passará por Campo Mourão e então seguirá à região, chegando a Cascavel, e daqui seguindo em direção ao Sudoeste do Paraná e ao interior de Santa Catarina.
Na conversa, os diretores da EPL garantiram que essa é a rota considerada adequada diante do caminho da produção de grãos do Estado, que tem o Oeste como o seu principal celeiro. Os presentes assinaram um termo de compromisso que confirma que a Norte/Sul passará por Cascavel, fazendo desse, consequentemente, um dos principais entroncamentos rodoferroviários do País. “Essa é uma confirmação importante e que amplia e muito as expectativas de crescimento da região”, conforme o presidente da Acic, José Torres Sobrinho.
Gleisi
Os líderes estiveram também em encontro com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o diretor-executivo do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas. Eles trataram sobre obras estruturais consideradas indispensáveis ao Oeste e também ao processo de expansão do Paraná. Gleisi confirmou que o Contorno Norte e o Trevo Cataratas serão incluídos no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. A ministra pretende apenas ter a confirmação final de que as obras de aumento de capacidade e de fluxo do trevo não são de competência da concessionária que administra o Lote 3 do Anel de Integração Rodoviário.
Outra vitória importante foi o anúncio de liberação de R$ 10 milhões, junto às obras de duplicação da BR-163, para o prolongamento da avenida Brasil até o Contorno Oeste, empreendimento entregue pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no fim do ano passado. “Voltamos de Brasília com o ânimo renovado”, conforme Torres, que participou dos compromissos na capital ao lado dos deputados federais Eduardo Sciarra, Hermes Parcianello, André Vargas e Nelson Padovani, e do estadual José Lemos, além do empresário Assis Gurgacz, entre outros líderes.
Da Assessoria