Além disso, os homens representam 63% do número total de doadores. Os números foram apresentados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) nesta segunda-feira (25) – Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Com 22 unidades de coleta de sangue espalhadas por todo o Paraná, a rede Hemepar está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem aos doadores. A programação conta com distribuição de lembranças do Dia do Doador, apresentações artísticas e palestras.
Somente neste ano, a hemorrede recebeu cerca de 120 mil doações de sangue. Eduardo Mafra Alves, de 34 anos, é doador assíduo da unidade do Hemepar, em Curitiba. Ele conta que sempre comparece à unidade de coleta no prazo mínimo de intervalo entre as doações, que é de 60 dias. “Me tornei doador por causa de uns amigos que me convidaram e sempre vinham doar sangue aqui. Hoje venho por conta própria, sempre a cada dois meses”, disse. O grande desafio do Hemepar é justamente fidelizar o doador. O diretor do Centro, Paulo Hatschbach, explica que ter um bom número de doadores assíduos é importante para que os estoques de sangue do Paraná se mantenham em níveis seguros. “Precisamos de uma média de 12 mil doações por mês. Em períodos mais críticos, como vésperas de feriado e férias, este número cai e a demanda aumenta”, disse.
Transplantes, cirurgias e, principalmente, acidentes de trânsito são alguns dos casos em que o paciente necessita de sangue. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Para doar, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos e procurar uma unidade de coleta mais próxima de sua casa para realizar os exames necessários. Se a saúde estiver em dia, a doação pode acontecer logo após os exames.
Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar com autorização e a presença de um responsável legal. Em todas as unidades da Rede Hemepar o tempo máximo de doação é de 40 minutos. Isso se deve à política de modernização que o Governo do Estado adotou para melhorar a qualidade do atendimento nessas as unidades.
BENEFÍCIOS – As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.
INVESTIMENTOS – Somente em 2013 o Paraná está investindo cerca de R$ 42 milhões na Hemorrede Estadual. Os recursos são utilizados para compra de equipamentos, reforma e construção de novas unidades e capacitação de profissionais.
Além de contar com novas poltronas e um novo sistema automatizado para dar mais agilidade e conforto ao doador, o Hemepar também recebeu uma série de equipamentos para qualificar todo o ciclo do sangue, da coleta e processamento até a distribuição do sangue e seus componentes.
Confira as condições necessárias para ser doador:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
- Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Da AE Notícias