Dez empresas do Paraná venceram a etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, uma delas em duas categorias. O anúncio foi feito pelo Sebrae/PR na última sexta-feira, dia 22, em Curitiba, durante a Convenção Anual da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.
Na categoria Comércio, venceram o Prêmio MPE Brasil a Confeitaria Requinte, de Curitiba; e a Kagil Comércio de Suplemento Alimentar, de Toledo. Na categoria Indústria, as empresas Cerâmica Havaí, de Santa Helena; e a Cerâmica e Madeireira São Luiz, de Pato Bragado.
Na categoria Serviços, levaram o Prêmio MPE Brasil a Borkenhagen Soluções Contábeis, de Foz do Iguaçu; e a Espaço 3 - Locadora, Imobiliária e Incorporadora, de Medianeira. Em Serviços de Turismo, a empresa Silva & Castro Restaurante, de Londrina.
Em Serviços de Saúde, a Labore Saúde Ocupacional, de Maringá. E em Serviços de Tecnologia da Informação, a Tecnospeed Tecnologia da Informação, de Maringá; e a Forlogic Software, de Cornélio Procópio. A Tecnospeed Tecnologia da Informação, de Maringá, também venceu a categoria Destaque em Inovação.
O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Neste ano, foram 6.834 inscrições, das quais saíram 3.510 candidatos (que preencheram o formulário). As vencedoras paranaenses, automaticamente, participarão da etapa nacional, que deve ocorrer em abril de 2014.
Dos 3.510 candidatos efetivos, 36 empresas passaram pela ‘peneira’ e foram visitadas por equipe técnica recentemente. Essa parte do processo de julgamento é importante, pois nos ajuda a comprovar se o que foi informado no momento da inscrição realmente acontece na prática.
As categorias do MPE Brasil são Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviços de Turismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação. Neste ano não houve selecionados em três categorias: Agronegócio, Serviços de Educação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, porque as concorrentes não apresentaram o mínimo de requisitos de excelência em gestão.
No Paraná, o Prêmio MPE Brasil é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Faciap e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, disse, durante a cerimônia de premiação, que o Prêmio MPE Brasil é importante porque é um momento de valorizar a qualidade de gestão nas micro e pequenas empresas. “Todas as empresas que participaram são vencedoras, porque passaram por um rigoroso processo. Obrigado por confiarem no Sebrae”, assinalou.
Roberto Lindermann Netz, gestor de Sustentabilidade da Gerdau, destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do País e de empresas fortes em gestão. “O Prêmio MPE Brasil é uma oportunidade para os empresários conhecerem um pouco mais a gestão de seus negócios.”
O presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira, disse que o momento é de celebração e que o Prêmio só acontece devido a uma sinergia entre as entidades parceiras e os empresários que participam do processo de avaliação. Sandro Vieira agradeceu à banca de avaliadores que julgou o MPE Brasil no Paraná e auxiliou os empresários durante o processo.
Marcio Vieira, gestor de projeto da Faciap, agradeceu a confiança do Sebrae/PR em firmar parceria com a entidade, cujo corpo técnico aplicou os questionários junto aos empresários participantes do Prêmio. “Empresas que passam pelo Prêmio MPE Brasil conquistam excelência em gestão e fazem a diferença nesse País”.
Da Assessoria