Representantes de instituições públicas participam da capacitação promovida por meio do Programa Compra Toledo, iniciado nesta terça-feira (26), no miniauditório da Acit. A proposta é abordar sobre os processos de licitação em compras e aplicar mecanismos em benefício das micro e pequenas empresas.Aplicado pela consultora Janete Felippe e com metodologia dinâmica, o treinamento une a teoria à prática visando esclarecer aspectos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e mostrar como os processos licitatórios podem incluir os pequenos fornecedores.
“A ideia é que os compradores consigam, dentro da legalidade, preparar e adaptar os editais de licitações de modo que possam incluir e favorecer micro e pequenas empresas locais. Desta forma, as instituições podem comprar mais localmente e impulsionar o desenvolvimento do município”, explica o consultor do Sebrae, Alan Debus.
Desenvolvimento local
O programa Compra Toledo tem duas frentes de ação. A capacitação dos pequenos empreendedores e das instituições públicas e governamentais. O objetivo é evoluir neste processo, proposto pela Lei Geral das MPE, de modo a impulsionar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.
Esta é uma das ações do Comitê Gestor de Toledo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e tem como parceiros o Sebrae/ PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Prefeitura de Toledo e Acit.
Da Assessoria