Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Foz e Entre Rios do Oeste recebem Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Dois municípios do Oeste foram os destaque das categorias Desburocratização e Novos Projetos.

26/11/2013 - 15:34


Dois projetos de apoio às micro e pequenas empresas do oeste do Paraná disputarão a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que acontece em 2014. As atuais gestões de Foz do Iguaçu e Entre Rios do Oeste tiveram projetos vencedores na edição estadual do Prêmio nas categorias Desburocratização e Novos Projetos, respectivamente. Os prefeitos Reni Pereira e Jones Neuri Heiden tiveram suas propostas reconhecidas, durante cerimônia de premiação em Curitiba, na semana passada.

A premiação, que acontece de dois em dois anos em todo o Brasil, tem como objetivo estimular o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Nesta edição, 47 prefeituras do Paraná se inscreveram ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, totalizando 70 projetos com 18 finalistas e sete vencedores.
Para Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste paranaense, os prefeitos da região deixam como legado as boas práticas dos projetos premiados. “Parabenizo os prefeitos de Entre Rios do Oeste e Foz do Iguaçu que, junto aos Comitês Gestores da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de seus municípios e suas equipes, criaram e aplicaram projetos de apoio, incentivo e preparação do ambiente para o fortalecimento e crescimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas dos municípios”, declara Hotz.
Outro fator importante, reforça o gerente regional do Sebrae/PR, é que outras cidades passam a ter acesso aos projetos, inspirando-se no que foi realizado por essas prefeituras. “Além de Foz e Entre Rios, os municípios de Ubiratã, Tupãssi e Lindoeste também foram finalistas com propostas de apoio aos pequenos negócios. Todos devem ser observados como benchmarking para as demais cidades no Paraná e do Brasil”, assinala Hotz.
 
Exemplos
Jones Neuri Heiden, prefeito de Entre Rios do Oeste, enfatizou que não esperavam ganhar, pois todos os projetos compartilhados estavam muito bem feitos. “Para nós, já foi uma conquista estar no grupo de finalistas, mas ganhar na categoria foi uma valorização ainda maior, algo que não imaginávamos. Isso nos estimula a continuar trabalhando bem em projetos de desenvolvimento para a cidade.”
O projeto de Entre Rios diz respeito a um dos oito capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o acesso ao mercado. A equipe envolvida na gestão de Jones Heiden desenvolveu incentivos para que não só houvesse a formalização de pessoas na categoria do Microempreendedor Individual, mas que esses empreendedores formais fossem estimulados a participar das licitações do município.
Já a proposta vencedora de Foz é focada, também, na facilitação de acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas, uma prática que foi integrada na Casa do Empreendedor por meio do Banco do Empreendedor, tendo como frente a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico Indústria e Comércio do Município.
Ivone Barofaldi, secretária da pasta e vice-prefeita, destacou o trabalho que deu para colocar o projeto em prática, mas que valeu a pena. “Ficamos muito felizes. Recebi a notícia diretamente do prefeito, que foi a Curitiba apenas como finalista e volta como vencedor. Foi um projeto bem trabalhoso, que deu certo e vamos divulgar esse prêmio com orgulho pra toda a cidade”, argumenta.
 
Evolução
Na avaliação de Edinardo Aguiar, consultor do Sebrae/PR que acompanhou os projetos desses e outros municípios do oeste paranaense que concorreram ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, todas as práticas são merecedoras de reconhecimento. “Junto ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, temos a oportunidade de ver gestores comprometidos com o desenvolvimento”, salienta.
O consultor relatou que a visão do gestor municipal em relação a importância dos pequenos negócios é o grande diferencial. “Auxiliamos com a metodologia para a municipalização da Lei Geral, mas são os gestores e suas equipes que norteiam todo o trabalho. Para dar certo, é preciso acreditar que as micro e pequenas empresas são essenciais para o desenvolvimento local”, frisa Aguiar.
 
Vencedores
Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco, venceu na categoria Melhor Projeto, com o case “Pato Branco: Terra de Gente Empreendedora e Inovadora”. Na categoria Desburocratização, venceu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis De Souza Pereira, com o case “Simplificar para Crescer”.
O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, levou o Prêmio na categoria Pequenos Negócios no Campo, com a proposta “Programa de Apoio ao Cooperativismo”. “Compras públicas municipais: o caminho para o desenvolvimento sustentável”, em Entre Rios do Oeste, rendeu o Prêmio para o prefeito Jones Neuri Heiden, na categoria Novos Projetos.
Na categoria Lei Geral Implementada, venceu “Cambará Empreendedora”, do prefeito João Mattar Olivato. Na categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, venceu o prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, com “Na Copa do Mundo, o boné é nosso!”. E na categoria Compras Governamentais, venceu o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isotton.

Da Assessoria

Anuncio gene 2