O 11º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) começa nesta quarta-feira (27) e termina no dia 29.
Nesta quarta-feira (27), às 19h30, o professor, pesquisador e escritor João Wanderley Geraldi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará a abertura oficial do evento, discorrendo sobre o tema “Confluências entre Literatura e Linguística: encontro com outros campos e outros saberes”.
Formado em Letras e em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre e doutor em Linguística, Geraldi é professor colaborador visitante da Universidade do Porto (Portugal) e de universidades brasileiras a convite. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa.
Geraldi faz circular suas ideias e pesquisas no País e no exterior por meio de suas obras, livros e artigos, assim como por meio de palestras, cursos, bancas de defesa de dissertações e teses. Suas concepções e seus discursos dão sustentação para muitas pesquisas científicas e alguns de seus livros conhecidos são: “Linguagem e ensino - exercício de militância e divulgação”, “Portos de passagem” e “O texto na sala de aula”, o qual foi organizador e que é divulgado e utilizado por professores e estudantes há mais de 25 anos. Publicou também, com Rodolfo Ilari, a obra “Semântica” e com Beatriz Citelli “Aprender e ensinar com textos de alunos”.
O evento ocorrerá manhã, tarde e noite. Nos períodos da manhã e da noite será realizado no Anfiteatro Arnaldo Busato/ Unioeste, Campus Cascavel, e nas tardes, quando serão realizados os simpósios, no 1º piso do prédio de Letras, nas salas de aula.
Da Assessoria