A escola foi a única do município contemplada com o programa durante o ano de 2013.
A diretora da escola, Sonia Schlindwein, juntamente com sua equipe, elaborou um Plano de Atendimento que foi aprovado pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Desportos e também pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. A operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Esta estratégia promove a ampliação de tempo, espaço, oportunidade educativa e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
Os alunos passam a ter as horas de atividades diárias ampliadas com atividades promovidas pela escola em diferentes macrocampos, e no plano elaborado pela escola os alunos terão em contraturno escolar atividades esportivas, culturais e de agroecologia.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
A escola receberá R$ 35.660, que serão investidos conforme o plano determina. Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Desportos de Maripá, Janaína Müller, toda a equipe da educação maripaense está ansiosa pela implantação do programa, pois ampliará o trabalho da escola, trazendo maior diversidade de atividades e conhecimentos, além de trazer para dentro do ambiente escolar os agentes sociais que tem importância na comunidade. Além disso, é uma forma de envolver mais os alunos que, principalmente nos distritos, ficam desassistidos das atividades culturais que são, na maioria dos casos, desenvolvidas na sede do município.
Da Assessoria