Por 20 minutos, o gestor municipal pode explanar como foi receber este reconhecimento e fez agradecimentos ao Governo Federal, na pessoa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela sensibilidade em promover um enfrentamento dos problemas relacionados à fome no Brasil. “Este presidente lembrou que nenhum país conseguiria ser grande se em seu território as pessoas não conseguissem fazer, pelo menos, três refeiçoes por dia”. Beto também salientou o esforço do antigo prefeito por ter entendido o projeto e ter investido na segurança alimentar dos cidadãos toledanos.
Beto Lunitti ainda afirmou que o projeto da Cozinha Social e Restaurante Popular se enquadram nas propostas do ‘Programa Catequese da Cidadania – Construindo um município para as pessoas’, que norteia as ações de governo e busca a promoção da qualidade de vida dos cidadãos toledanos. Segundo ele, o prêmio recebido também diz respeito à atuação da prefeitura dos últimos dez meses e aos investimentos do governo federal para modernização da Unidade. “Estou muito feliz com essa premiação. Esse ano potencializamos o trabalho da Cozinha Social, por meio, por exemplo, do Restaurante Popular Universitário e do trabalho intersetorial, fortalecendo também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conduzidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.
Ao final, o chefe do executivo municipal ainda agradeceu ao empenho dos servidores municipais que atuam no local. “Este prêmio também é um reconhecimento ao valoroso trabalho realizado por uma equipe competente, capitaneada pelo diretor Luiz Bazei. Parabéns a todos”. Beto também lembrou que além dos troféus, a premiação ainda compreende um computador portátil e R$ 80 mil que serão empregados na aquisição de mais um veículo. “Bazei você vai ter a missão de apontar qual dos meninos vai trabalhar com o novo carro”, brincou.
A Cozinha Social de Toledo é considerada referência nacional em segurança alimentar e nutricional e neste ano realizou diversos avanços a partir de novos investimentos, que somam cerca de R$1,5 milhão, por meio da administração municipal e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Produção de refeições
De acordo com o diretor da unidade Central de Produção de Alimentos/Cozinha Social Luiz Carlos Bazei, entre o atendimento aos Restaurantes Populares, merenda escolar e panificáveis, além dos sucos de soja, a Cozinha Social produz cerca de 20 mil refeições/dia. Com um trabalho logístico diferenciado, a unidade realiza a distribuição dos alimentos em cerca de 70 a 80 locais, todos os dias. Desde que foi fundada em dezembro de 2006, a Cozinha Social tem aumentado cada vez mais, não apenas na quantidade de refeições oferecidas como também no número de funcionários. No ano de 2006 a cozinha iniciou com apenas 25 pessoas trabalhando e hoje já são cerca de 60, entre funcionários de produção e nutricionistas. Com a previsão de construção de mais um Restaurante Popular, no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Cozinha Social deverá oferecer mais mil almoços/dia aproximadamente.
Da Assessoria - Toledo