Com o tema: “Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos – Por um Paraná livre de racismo, machismo e homofobia”, a Parada da Diversidade de Curitiba acontecerá neste domingo (01), a partir das 13h, com saída na Praça do Homem Nu.
Entidades sindicais e movimentos em prol da diversidade estarão presentes que pretende reunir milhares de pessoas na luta contra o preconceito.
Apesar de todos os esforços pela igualdade, a violência homofóbica continua aumentando. Um relatório divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostrou que o número de vítimas de homofobia quase triplicou na comparação entre 2011 e 2012. Foram 4.851 pessoas vítimas registradas de alguma forma de violência no ano passado contra 1.713 no ano anterior.
O número de denúncias recebidas pela secretaria também foi ampliado. Passou de 1.159 em 2011 para 3.084 em 212. Outro dado alarmante é que segundo a pesquisa do Governo Federal, cada uma das vítimas sofreu, ao menos, três formas de violência. O relatório foi produzido com base nas denúncias do Disque Direitos Humanos (Disque 100).
Da Assessoria APP Sindicato com informações da CUT-PR