1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Informações para o Censo Escolar devem ser enviadas ao MEC até sexta-feira

As escolas públicas e privadas têm até sexta-feira (18)  para informar o rendimento e o movimento escolar dos alunos ao Instituto Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Censo Escolar. Os dados compreendem aprovação ou reprovação e transferência ou abandono durante o ano letivo de 2010. As escolas que não prestarem as informações podem ficar fora das estatísticas oficiais, que servem de base para a consolidação de programas federais.

16/03/2011 - 14:26


As informações fazem parte do Censo da Educação realizado anualmente e precisam ser inseridas no sistema Educacenso (sitio.educacenso.inep.gov.br). No Paraná, apenas 25% dos 9.112 estabelecimentos de educação básica fazem a inserção das informações manualmente no Educacenso ou por sistemas próprios de migração de dados, de acordo com estatísticas da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Desse percentual, 314 escolas privadas, 55 escolas municipais e duas federais ainda não haviam concluído a postagem até esta quarta-feira (16).
Os outros 75% – formados por todas as escolas estaduais, 61% das escolas municipais e 40% das escolas privadas – utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), desenvolvido pelo Governo do Estado. Para estes estabelecimentos a migração das informações para o Inep é feita diretamente pela secretaria estadual, que utiliza o próprio Sere como ferramenta de transferência.

Validação

O Inep permite, entre 23 de março e 6 de abril, possíveis retificações das informações enviadas. Portanto, caso observe algum erro, a escola deve procurar ou o Núcleo Regional de Educação (NRE) do qual faz parte – no caso da rede estadual – ou as secretarias municipais de educação e solicitar a alteração.

 

Da AENotícias

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29