A necessidade de atualização e compartilhamento de experiências para controle e prevenção de doenças em animais reúne mais de 500 especialistas de diversos países no Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), até esta terça-feira (03), em Foz do Iguaçu. O encontro começou nesta segunda-feira, (02), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, o evento dá visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial. “Também harmoniza procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e amplia o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de Defesa Sanitária Animal”.
Segundo Kroetz, o conhecimento na área de Defesa Sanitária Animal e as formas de controle e prevenção de doenças devem ser conhecidas e compartilhadas para que todos trabalhem em sintonia contra ataques de vírus e bactérias. “Esses organismos não conhecem fronteiras geopolíticas entre países, blocos regionais e continentes”.
O Endesa antecede a 3ª Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária, promovido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que será realizada no mesmo local de quarta (4) a sexta-feira (6).
Programação
Na programação desta segunda-feira (02) foram discutidas Vigilância Epidemiológica em Saúde Animal, Segurança Sanitária Transfronteiriça, Prevenção, Controle e Erradicação de Doenças e responsabilidades compartilhadas, entre outros temas.
Inácio Kroetz, da Adapar, participou da apresentação sobre Defesa Animal, responsabilidades compartilhadas onde relatou a experiência paranaense de parceria e compartilhamento de responsabilidades entre o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e da Adapar, e das entidades da iniciativa privada que representam os produtores como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Conselhos Municipais de Sanidade Animal.
Nesta terça-feira (03), serão abordados temas como Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária, Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, da Peste Suina Classica e Estratégias do Ministério da Agricultura após a erradicação de doenças no País.
Da AE Notícias