Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Beto Lunitti anuncia investimentos de R$ 1,2 milhão para aquisição de quadros interativos digitais

Os investimentos são de mais R$ 1,2 milhão.

02/12/2013 - 20:50


Com o objetivo de ofertar educação de qualidade para todas as crianças do município, a Prefeitura de Toledo iniciou um processo para preparar as escolas e especializar professores para o uso de ferramentas tecnológicas visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro passo para esta ação foi dado na segunda-feira (02), na Escola Municipal Anita Garibaldi, quando o prefeito Beto Lunitti anunciou a abertura da licitação para a compra de 100 quadros digitais interativos para equipar as escolas da rede pública municipal.
Os equipamentos serão compostos de lousa sensível ao toque, computador portátil, sistema de som ambiente, mesa e projetores de última geração que não oferecem qualquer risco ergonômico para o professor. A nova tecnologia será incorporada em três etapas, iniciando em 2014, com a aquisição de 100 unidades, com mais 100 instaladas em 2015 e a conclusão está prevista para 2016, quando serão implantados os últimos 100 quadros. Além disso, aproximadamente 250 computadores serão adquiridos pela SMED. Destes 150 serão usados para que os professores preparem as aulas e o restante será disponibilizado para os trabalhos administrativos das secretarias das escolas e centros municipais de educação infantil.
A inovação, segundo a justificativa apresentada pelas Secretarias de Administração e Educação, faz parte da sociedade atual e a busca por novidades é uma constante, principalmente entre as crianças, que possuem características como o domínio natural e rápido da tecnologia, facilidade de aceitação das diferenças, habilidade de exercer múltiplas tarefas simultaneamente. Segundo o relatório, estes ‘nativos digitais’ nasceram e crescem cercados de inovações tecnológicas, como os videogames, a internet, os celulares, entre outras. “Os alunos hoje são muito ligados às tecnologias e para o professor se torna até difícil mantê-los atentos à aula caso não haja um atrativo”, comentou o diretor de Informática da Prefeitura, Robson Vozniaki.
Do ponto de vista pedagógico, o desafio é criar ambientes os estudantes possam desenvolver e aplicar suas competências cognitivas, afetivas e socioculturais a partir do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi, o uso do quadro digital interativo em si não se apresenta como uma solução para o ensino, mas tem a finalidade potencializar a ação educativa nesse processo, podendo-se usar de maior criatividade na abordagem de diversos conteúdos didáticos e despertar maior atenção dos alunos, que já estão habituados ao uso de diversas dos recursos que possuem linguagem audiovisual. “Vamos nos aproximar e motivar as crianças, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas, facilitando a demonstração de propriedades de matemáticas, ciências, dentre outras disciplinas, tornando as práticas de ensino e aprendizagem mais atrativas”, frisou a secretária. Para as crianças que acompanharam a apresentação, ministrada pela professora Michelle Bedin, o uso do quadro interativo foi bastante interessante. Questionados sobre como seria acompanhar as aulas em um equipamento como aquele, os alunos foram unânimes em dizer que será muito divertido.
A motivação das crianças diante da situação foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti, que afirmou a importância da aplicação de tecnologias no planejamento didático-pedagógico dos alunos. “Precisamos acompanhar o que acontece fora do ambiente escolar. As crianças têm acesso aos computadores e outras tecnologias, como celulares e tablets, que acabam deixando o giz e o quadro negro obsoletos. Nossa intenção é motivar os professores, indispensáveis no processo educacional, e dar as crianças algo que os incentive ainda mais a buscar o conhecimento em sala de aula”.
Beto ainda reforçou que a ação faz parte do Programa Catequese da Cidadania – Construindo um Município para as Pessoas, que tem como políticas principais as ações relacionadas à educação, saúde, assistência social e esportes. “Quem sabe um dia os órgãos internacionais deixem de medir o desenvolvimento apenas pelo prisma da economia e começa a mensurar os avanços por meio da satisfação das pessoas. Queremos ser o município das rodovias rurais, do maior valor bruto da produção agropecuária no Paraná, mas queremos também ser o município da educação, da saúde e da felicidade dos cidadãos”, comentou.

Legisladores do município e do estado acompanharam o evento
O deputado estadual Elton Welter prestigiou o evento e afirmou que Toledo, com o Projeto Novas Tecnologias na Educação nas Escolas Municipais, dará um salto na qualidade do ensino oferecido na rede municipal de educação. “Não podemos mais limitar aos alunos de hoje, cercados por subsídios tecnológicos, as aulas convencionais como víamos antigamente. A administração municipal dá um grande salto. Parabéns a todos que desenvolveram este projeto”, comentou. O mesmo pensamento foi compartilhado pelo presidente da Camara Municipal, vereador Adriano Remonti, que salientou ainda o esforço da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em promover ações que melhorem o ambiente escolar.  O evento ainda contou com a presença do vereador Marcos Zanetti.
 
Formação dos professores
A operacionalidade dos equipamentos também foi pensada pela administração municipal. O processo licitatório para a compra dos quadros interativos também contempla a formação de multiplicadores, em curso com carga de 40 horas. “Teremos seis equipamentos destes instalados na Escola de Administração Pública Municipal e que servirão para treinamento constante dos professores”, comentou Robson Vozniaki. Durante a apresentação do projeto, os diretores da rede municipal puderam observar como serão ministradas as aulas com o equipamento. O momento foi preparado pela coordenadora de Novas Tecnologias para a Educação da SMED, Michelle Bedin.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2