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GERAL

Planejamento traça ações para turismo de negócios e eventos em Cascavel até 2016

Representantes de 15 grupos, instituições públicas e privadas, já estão envolvidos na organização de ações para o setor.

04/12/2013 - 17:08


Os empresários e representantes de entidades que apostam no turismo de negócios e eventos em Cascavel já têm um plano de ação para o desenvolvimento do setor até 2016. O planejamento dos grupos que integram o setor, cujo potencial foi identificado há aproximadamente um ano, foi finalizado na última semana, durante uma oficina, organizada pelo Sebrae/PR, em Cascavel.
Os representantes dos 15 grupos envolvidos com o tema, formados por entidades públicas e privadas, definiram tarefas a serem executadas pelas instituições, nos próximos anos. Propostas que serão homologadas em fevereiro do ano que vem, durante um evento que vai selar oficialmente a assinatura de um acordo de resultados.
As ações foram desenhadas em cinco segmentos: promoção do destino, fortalecimento da governança, formatação de produtos turísticos para a cidade, infraestrutura e capacitação do trade. Pontos esses que, segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, foram apontados pelas entidades presentes numa oficina de planejamento e, na sequencia, comprometeram-se pela formatação e atuação nas ações.
“A primeira grande conquista do setor de turismo de negócios e eventos em Cascavel é a forte união que aconteceu entre os ‘elos’ envolvidos em pouco tempo. Percebemos, nesse último encontro de 2013, que os pensamentos estão alinhados, que todos estão dispostos a trabalhar para que o setor seja uma alavanca para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Fruto da concepção de ideias em encontros anteriores, os representantes trouxeram suas sugestões e, com isso, formatamos as ações de melhoria”, destaca a consultora do Sebrae e gestora do projeto em Cascavel.
Além do Sebrae/PR, também estiveram presentes no encontro representantes do Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur); Cascavel Convention & Visitours Bureau; Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Esporte e Lazer; Rede Empresarial; Show Rural Coopavel; Sociedade Rural; SESC; SENAC; Automóvel Clube, Kart Clube; Moto Clube; Rally Clube; além da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado do Paraná. “Instituições que formam a governança oficial do setor em Cascavel”, reforça Danieli Doneda.
Para o presidente do Comtur, Samuel de Mattos Jr., a oficina foi uma oportunidade muito positiva na qual, em um único lugar, estavam reunidos todos os responsáveis diretos do trade. “Foi um encontro bastante pertinente para que possamos criar ações que ajudem a profissionalizar e mudar a cultura tanto dos nossos empresários do setor quanto da população em geral para que enxerguem o turismo de negócios e eventos como um cenário de desenvolvimento para a cidade”, salienta.
 
Foco
Dentro do eixo “promoção do destino”, os participantes da oficina de planejamento do turismo de negócios e eventos de Cascavel elegeram algumas ações a serem desenvolvidas, como a criação de um calendário de eventos efetivos para o município; a oficialização da marca “Conheça Cascavel”, por meio da criação de um site, eventos que levem a marca e a divulguem; dentre outras.
O empresário Pedro Sauer, proprietário de um restaurante em Cascavel, também esteve no encontro e acredita que as ações podem, realmente, fazer com que a cidade melhore sua capacidade de atrair e reter turistas. “Nós, da Rede Empresarial, queremos que as melhorias revertam no aumento da nossa clientela e, por isso, estamos envolvidos com os processos de melhoria do todo.”
Sauer complementa que enquanto as empresas estiverem unidas às entidades, fica mais fácil trabalhar para o desenvolvimento da cidade. “Pensar em estratégias para que isso aconteça é muito importante, basta que cada um esteja se vendo dentro do processo. Meu restaurante está encostado em dois hotéis, tenho muitos clientes turistas de negócios e de eventos. Foi aí que me vi integrado ao setor”, explica.
Fazer com que a comunidade esteja inserida no contexto de turismo da cidade também foi um dos focos do planejamento, conforme cita Danieli Doneda, do Sebrae/PR. “Ações de divulgação interna do turismo vão fazer com que a cidade toda a reconheça como destino. Para isso, a sinalização turística e ações que levem à comunidade o conhecimento sobre a história da cidade, do automobilismo e do nosso potencial turístico, foram algumas das ações pensadas”, enumera.
 
Realização
De acordo com o vice-presidente do Automóvel Clube, Jorge Myasava, tudo precisa ter um início e essa, que é parte mais difícil do processo, já está em andamento. “Os diálogos que vêm acontecendo entre os representantes do setor são um marco do projeto. O contato entre as entidades nos aproxima, ‘quebra o gelo’, permite que nos conheçamos pessoalmente e fica mais fácil trabalhar”, destaca.
Entretanto, Myasava argumenta que o desenvolvimento só vai acontecer se todos estiverem no mesmo caminho. “Na oficina, percebemos que os olhares devem estar focados em Cascavel e não a uma ou outra segmentação. O que tem que sobressair é a cidade, o turismo de negócios e eventos do município. Quando começarmos a colocar as ações em prática, fará toda a diferença para a cidade.”
A consultora do Sebrae/PR lembra que a formatação de produtos turísticos para a cidade também será um dos importantes eixos de desenvolvimento. “Algumas ideias já estão sinalizadas, como a criação de um roteiro para city tour ou a implementação de um rally corporativo. Assim, os empresários precisam estar atentos a melhoria de seus negócios e, para isso, o ‘Sistema S’ trará oferta de capacitações ainda maior que nos anos anteriores”, antecipa.

Da Assessoria

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