Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Contabilistas discutem ações à Campanha Legal

A campanha entra na reta final, tendo em vista que a destinação dos valores precisa ser feita até o dia 30 de dezembro. 

08/12/2013 - 10:56


Empresários, profissionais e representantes de entidades do setor contábil participaram de reunião na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com objetivo de discutir ações para impulsionar a arrecadação de recursos à Campanha Legal – Pacto pela Cidadania 2013-2014.

Os contabilistas são considerados “peça” fundamental para identificar contribuintes em potencial para a destinação de recursos ao Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FIA), para serem distribuídos entre entidades que desenvolvem ações de assistência e proteção a crianças e jovens.
Cada cidadão ou empresa pode destinar parte do imposto de renda que é devido ao governo federal. A doação é uma antecipação do valor a ser pago.
Na campanha 2012/2013 foram arrecadados aproximadamente R$ 526 mil, valores que foram destinados a oito entidades não governamentais. A expectativa para este ano é superar o montante anterior.
Como entidade parceira da ação, a Acit tem buscado sensibilizar seus associados a contribuir. De acordo com o presidente da entidade, Edson Carollo, quando se fala em criança e adolescente, é preciso atenção especial porque representam investimento no futuro, e esta campanha representa a autonomia de cada cidadão poder destinar recursos para um fim específico e nobre. “Quando reclamamos da alta carga tributária e da má destinação de recursos públicos, vemos nesta campanha a possibilidade de destinar pequena parcela do imposto a ser recolhido ao governo federal para uma ação nobre. O dinheiro não fica dando voltas e vai com velocidade mais rápida para o fim que destinamos, sabemos onde será aplicado e o benefício que trará à sociedade, às crianças e adolescentes”, aponta Carollo.
Conforme o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade, Ivo Destefeni, o desafio é também mobilizar os profissionais do setor a identificar os potenciais contribuintes. “Contamos na reunião com 15 escritórios de contabilidade, mas temos muito mais empresas do setor e passaremos a fazer visitas para mobilizar o maior número de profissionais nesta campanha”, comenta.
Destefeni ressalta que o município conta com entidades que desenvolvem importante trabalho de assistência aos menores, como a Ação Social e Aldeia Betesda, que têm mais de 50 e 40 anos de história e que a campanha é uma forma de garantir que continuem suas atividades. “A sociedade reconhece a grande importância desta atuação. Nós trabalhamos alguns dias por ano para fazer esta arrecadação e as entidades trabalham 365 dias em favor da comunidade. Então, temos que retribuir a este belo trabalho”, frisa.
O coordenador da Campanha Legal, Lineu Wutzke, igualmente ressalta a importância do engajamento dos contribuintes nesta ação. “A cada ano o volume arrecadado tem aumentado e sempre esperamos avançar e, para isso, precisamos que mais pessoas e empresas façam a doação”, diz.
Os recursos da campanha auxiliam nos programas que atendem mais de duas mil crianças e adolescentes. “Os recursos são livres para serem aplicados de acordo com a necessidade de cada entidade. Para isso, é feito um plano de aplicação, que é aprovado previamente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e depois é feita a prestação de contas e cada contribuinte pode verificar”, explica Lineu.

Como fazer doação
Pode ser feita destinação de 6% do imposto de renda apurado anualmente pelas pessoas físicas e 1% do imposto de renda pago sobre lucro real das pessoas jurídicas De acordo com o diretor do Sescap-PR, Leandro Ramos, o prazo vai até o dia 30 de dezembro. “O contribuinte precisa conversar com o contabilista que faz a declaração do imposto de renda para fazer a doação, que é paga por meio de boleto destinado ao Fundo Municipal. Na declaração, em abril do ano que vem, ele faz a compensação do valor antecipado”, explica.
Existe ainda a opção de fazer a destinação até abril do ano que vem, porém, o percentual do valor a ser destinado diminui. “É importante que as pessoas façam a destinação ainda este ano, aproveitando que as cooperativas de crédito podem antecipar o valor e o contribuinte não precisa utilizar seu recurso próprio agora”, esclarece.
São parceiros da Campanha Legal a Prefeitura de Toledo, Associação dos Contabilistas de Toledo, SESCAP-PR, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Associação Toledana de Imprensa (ATI) e Associação Comercial e Empresarial de Toledo, entidades de crédito, como Sicoob Oeste, Uniprime e Sicoob-Coofato.

Da Assessoria

Anuncio gene 2