Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Reforma Política: APP sedia lançamento de plebiscito popular

No lançamento estad.ual, participantes debaterão proposta e definirão encaminhamentos para a realização do plebiscito no Paraná.

09/12/2013 - 19:46


Nesta sexta-feira, dia 13, a sede estadual da APP-Sindicato em Curitiba receberá o lançamento do ‘Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político’. O objetivo é mobilizar o Estado a fim de discutir e buscar soluções que visem renovar o atual sistema político brasileiro. A ideia da realização de um plebiscito sobre o tema foi retirada, em setembro deste ano, na Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, em Brasília. Na ocasião também foi decidido que a pergunta será única: ‘Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político’.
O lançamento nacional ocorreu em Brasília, no último dia 15. Agora, a iniciativa será lançada em todo o país. E chegou a vez do Paraná. A proposta conta com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dezenas de entidades ligadas aos movimentos sociais. De acordo com a cartilha elaborada pelos organizadores, ‘os brasileiros e as brasileiras têm direito a um sistema político que lhes garanta representação e participação e que assegure, de fato, que demandas, desejos e problemas sejam tratados conforme as reais vontade e necessidade da maioria. Hoje, não é assim’.
Tanto a Central Única dos Trabalhadores como os movimentos sociais defendem a reestruturação total do sistema político. A finalidade é garantir maior e melhor representação e participação da sociedade e, em especial, da classe trabalhadora nos processos e espaços de debate e decisão de questões nacionais. Daí a importância do plebiscito. “A partir de um plebiscito popular, o povo dirá sim ou não a uma Constituinte Exclusiva e Soberana composta por cidadãos e cidadãs eleitos(as) exclusivamente para mudar o sistema político, e não pelo Congresso Nacional”, justifica a cartilha (grifos nossos).
Para saber mais sobre a proposta, clique aqui para fazer o download da ‘Cartilha Plebiscito por um novo Sistema Político’. O evento é aberto ao público e, em especial, aos coletivos,  movimentos, ONGs e todos e todas que desejarem se engajar na jornada pelas mudanças necessárias no nosso país. “É urgente reformular, rever, reformar, remover o sistema político brasileiro que desde a sua criação sempre teve uma cor, um sexo, uma etnia e, em especial, uma classe. Eis a hora de irmos às ruas e exercitarmos a verdadeira democracia”, conclama o texto na página da atividade no Facebook.


Da Asssessoria - APP Sindicato

Anuncio gene 2