Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Beto Lunitti sanciona lei que regulamenta o PMAUT

O PMAUT é regido pela Lei nº 198/2013, com a finalidade de instruir a comunidade sobre o plantio de árvores em vias públicas no município.

09/12/2013 - 21:21


O prefeito Beto Lunitti sancionou o Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). O ato acontece em frente à Prefeitura e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente Leoclides Bisognin e demais autoridades. Após a assinatura, em ato simbólico, foram plantadas árvores no entorno do paço municipal. O PMAUT é regido pela Lei nº 198/2013, com a finalidade de instruir a comunidade sobre o plantio de árvores em vias públicas no município.
Uma das primeiras ações previstas no PMAUT é a erradicação da falsa murta que atualmente está plantada em toda a cidade, mas ela pode ser contaminada por bactérias bactéria que ataca frutíferas cítricas, altamente sensíveis ao problema. Em Toledo a murta começou a ser plantada em larga escala há alguns anos como substituta de árvores de maior porte, especialmente o ligustro.
Agora, segundo o ordenamento do Plano, em três anos deverão ser extintas no município, sendo duas mil plantas substituídas em cada período. “Todas as plantas desta espécie serão substituídas, exceto aquelas que atrapalham o trânsito de alguma forma”, comentou o secretário Leoclides Bisognin lembrando ainda que administração municipal irá adquirir mudas de árvores para serem plantadas na cidade. “É nossa obrigação manter a arborização em seus passeios”. Bisognin ainda falou que algumas plantas serão cultivadas no Viveiro Municipal que será transferido para um novo local. “Logo teremos um novo local, na região do Coopagro, que irá suprir nossas demandas”.
A assinatura do PMAUT foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti. O gestor municipal lembrou que os estudos foram iniciados em 2011, por uma equipe técnica, o que resultou em Plano bastante completo e que deverá atender o município nas próximas décadas.  “É um material feito a partir de um estudo técnico, que possui a participação de pessoas conhecedoras e que apontou soluções para os problemas da arborização urbana”. Um dos coordenadores do projeto foi o engenheiro Paulo Jorge de Oliveira, que lembrou os cuidados em apontar quais as árvores mais indicadas para as regiões. “Em áreas mais altas optamos por plantas mais resistentes a ventos. Em locais de baixada, árvores mais resistentes ao frio e a geada”, salientou.
O PMAUT também apontou também que a sibipiruna é a espécie mais presente nas vias públicas de Toledo, com 23,18%, seguida pelo ligustro,10,7%, a canela, 7,3%, o ipê roxo, 7,2%, e a murta, 6,8%. Os vereadores Tita Furlan – presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal –, Vagner de Lábio – membro da mesma comissão – e Expedito Ferreira foram os representantes do legislativo municipal no evento.

Da Assessoria

Anuncio gene 2