A busca pelo equipamento começou em março de 2013 e se concretizou nesta semana quando o prefeito Beto Lunitti firmou o convênio com o governo federal, por meio do Ministério dos Esportes. A assinatura aconteceu em Brasília, Distrito Federal, e os investimentos são de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo desta estrutura é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva. O projeto integra, num só espaço físico, atividades voltadas ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
A administração municipal demonstrou interesse na parceria com o governo federal para a construção do CIE para atender uma das propostas do plano de governo que é direcionar o desporto para os bairros da cidade. O cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) é para o modelo II, que contempla ginásio poliesportivo, com arquibancada para 195 pessoas, área administrativa, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e quadra externa descoberta, totalizando 2.750 metros quadrados. As instalações dos centros propiciarão a prática de basquete, handebol, judô, voleibol e outras modalidades.
De acordo com a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, a estrutura que será implantada junto ao Complexo Esportivo Nelson Miguel Schardong e atenderá toda a região do Panorama, São Francisco e bairros próximos. “Desde o início do ano pensávamos em algo para atender a região. Estas comunidades possuem poucos equipamentos e como só dispomos do gramado, optamos apenas pela implantação, no local, de esportes como o futebol e o rugby. Com a construção de quadras poliesportivas e a pista de caminhada poderemos incentivar outras modalidades”.
Sobre os prazos para o início das obras, o prefeito Beto Lunitti, ainda em Brasília, afirmou que a previsão é de 240 dias. “Temos agora um encontro técnico que irá acontecer com os técnicos, no nosso caso deverá contar com a presença da secretária Marli (Costa) e teremos o tempo para reunir as documentações necessárias”. Beto lembrou que o plano de governo contempla investimentos na área esportiva na região do Panorama e São Francisco e o CIE vem ao encontro deste objetivo. “A Catequese da Cidadania coloca o esporte e o lazer, junto com a assistência social, saúde e educação, com uma política principal e é assim que estamos tratando. A região vai ganhar um local onde iniciaremos a prática esportiva em diversas modalidades”. Beto ainda comentou que a contrapartida do município ficará em relação à preparação do terreno e possíveis adaptações que possa haver necessidade.
Da Assessoria - Toledo