Aproximadamente 30 profissionais de saúde que integram às equipes 6 e 7 do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), instaladas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Panorama, participaram de uma formação sobre o funcionamento do ESF, suas características e atribuições. O evento aconteceu na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo) e uma das palestras foi ministrada pelo médico da família da UBS do Jardim Europa, Fernando Pedrotti.
Enfermeiras, médicas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e servidores de apoio – administrativos e serviços gerais – tiveram a oportunidade de conversar sobre como funciona a territorialização e outros assuntos relacionados ao novo sistema de atendimento. A capacitação também serviu para nivelar o conhecimento dos servidores municipais em relação ao ESF. “Temos alguns profissionais que já chegam sabendo, outros ainda não tem todo o entendimento sobre o Programa”, comentou a assessora especial em Saúde, Denise Campos.
Algumas orientações técnicas, como o comprometimento ético e comportamental das equipes e o funcionamento da agenda programada, a prioritária e da assistência domiciliar, foram discutidas na ocasião. “No ESF a atenção não é somente para o paciente, mas integral, com toda a família sendo assistida”. Outro ponto abordado pela assessora é em relação aos atendimentos dos usuários das regiões dos Jardins Bressan e César Park. “Iremos adaptar o Centro Comunitário para iniciarmos os atendimentos nesta região, porém até que isso aconteça eles serão assistidos pela UBS Panorama. Projetamos as intervenções necessárias e a Emdur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo) irá realizar os trabalhos”, informou Denise, salientando que haverão intervenções hidráulicas, elétricas e na alvenaria. “Não podemos abrir uma unidade de saúde sem estarmos de acordo com as normas da Vigilância Sanitária”, frisou.
Para umas das enfermeiras da UBS do Panorama, Rutiane Morante, o período de transição para a Estratégia Saúde da Família requer alguns cuidados. “Queremos oferecer um atendimento de qualidade à população e, como por alguns meses ainda teremos que acolher os pacientes do César Park e Bressan, até que a UBS da comunidade fique pronta, temos que nos adaptar a esta realidade”, salientou.
Conversa com a comunidade
Além dos servidores, os usuários da UBS também poderão esclarecer suas dúvidas em relação à Estratégia Saúde da Família. Na próxima segunda-feira (16), às 19h, no Centro Comunitário do Jardim Panorama, integrantes da Secretaria de Saúde, entre eles o secretário Edson Simionato, participam de um encontro com a comunidade. Logo após, às 20h30, é a vez dos moradores do Panorama II se reunirem com as equipes no Centro Comunitário do bairro.
Saúde da Família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realizade local e das necessidades de sua população. O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.
O prefeito Beto Lunitti lembrou que na construção do seu plano de governo a saúde pública do município foi amplamente debatida. “Poderíamos optar em deixar como está, resolvendo os problemas de forma paliativa, ou realizar uma grande mudança no gerenciamento da saúde. Infelizmente, nos últimos 20 anos, pouco se investiu na saúde preventiva e nós temos que fazer este enfrentamento”. Além das sete equipes que estarão atendendo a população ao final de 2013 e início de 2014, o cronograma já prevê a instalação de mais ESF’s. “As próximas unidades de saúde que receberão as equipes são as dos Jardins Concórdia e Pancera”, lembrou Beto.
Da Assessoria - Toledo