Os cursos de mestrado e doutorado em Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), alcançaram o conceito cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A escala da Capes vai de um a cinco, e atingindo esta nota o programa é reconhecido nacionalmente. Para subir para o reconhecimento internacional deve atingir o conceito seis ou sete.
O curso de doutorado em Agronomia, do Campus de Marechal Cândido Rondon, iniciou-se em 2009, e sua coordenadora, professora Dr.ª Maria do Carmo Lana, diz que a consolidação da nota foi o resultado de todo o empenho e dedicação dos professores e alunos. Já o coordenador do curso de Agronomia, Wilson Zonin, diz que o curso em si se beneficia muito, “pois percebemos que o corpo docente é qualificado e muito produtivo”, declarou.
Zonin ainda enfatiza que o curso de Agronomia, que deu origem a este programa, representou o conhecimento que os alunos podem adquirir hoje. “É de grande importância para toda a região Oeste do Paraná, não apenas para a Unioeste”, finaliza o coordenador.
No Campus de Toledo, o curso de mestrado e doutorado, Desenvolvimento Regional e Agronegócio, é coordenado pelo professor Dr. Pery Francisco Assis Shikida. As linhas de pesquisa do doutorado são as cadeias produtivas, a sociedade e desenvolvimento regional e a economia regional. “Agora o curso é reconhecido nacionalmente, pois esta nota consolida o programa de pós-graduação numa perspectiva de notoriedade nacional”.
Já o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri), Campus de Cascavel, foi o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, implantado em 1997, na Unioeste. A professora Silvia Renata Machado Coelho, responsável pela Pgeagri, declara que “esta avaliação aumentou o conceito do curso, trazendo para a Universidade novos conceitos e até novas linhas de pesquisa”.
O Programa tem como metas e desafios incentivar a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre a Unioeste e as instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, científicos e tecnológicos.
Da Assessoria