Prefeitos, secretários municipais, presidentes de associações empresariais, gestores de câmaras municipais e outras entidades de classe do oeste do Paraná tiveram, neste ano, a oportunidade de aprimorar e reconhecer o papel que exercem na sociedade, o de liderar pessoas para o desenvolvimento. Por meio do Programa Sebrae de Liderança, que envolveu cerca de 30 municípios da região, mais de 100 líderes ou futuros representantes foram capacitados.
O Programa foi aplicado em dois formatos: a Escola de Desenvolvimento de Líderes, com 40h de duração e os workshops de liderança, de oito horas. “O objetivo é construir com os participantes qual o perfil que o líder deve ter frente às instituições que representam e o quanto podem contribuir com o desenvolvimento econômico local, a partir do apoio à microempresa e da união entre parceiros”, explica a consultora do Sebrae/PR e gestora do Programa na região, Elisangela Rosa.
Enquanto Cascavel, Foz do Iguaçu e Laranjeiras do Sul receberam a Escola de Desenvolvimento de Líderes, Marechal Cândido Rondon, Lindoeste e Capitão Leônidas Marques sediaram workshops de liderança. Entretanto, complementa Elisangela Rosa, todos os 30 municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, tiveram representantes capacitados. “Somente nos módulos de Cascavel, tivemos a presença de cerca de 15 cidades da região”, ilustra.
A consultora salienta, ainda, que o foco dos treinamentos do Programa Sebrae de Liderança no oeste paranaense foram as entidades integrantes dos Comitês Gestores Municipais do Programa Cidade Empreendedora, mas que outras instituições de apoio ao desenvolvimento também estiveram presentes. “Foram convidadas pessoas que de alguma forma interferem nas ações para o desenvolvimento dos municípios”, enfatiza.
O encerramento das atividades do Programa aconteceu no final de novembro, em Cascavel, e contou com a presença da grande maioria dos participantes que representavam os 30 municípios. “Terminamos com uma palestra sobre liderança inspiradora, características e atitudes o líder servidor, com Ricardo Young. E, assim, fechamos um primeiro ciclo do Programa”, cita Elisangela ao projetar que novas turmas serão abertas nestas e em outras cidades do oeste em 2014.
Funcionamento
Um pouco mais aprofundado, o formato da Escola de Desenvolvimento de Líderes acontece em dois módulos de dois dias cada: no primeiro, os participantes são incentivados a fazer uma reflexão sobre o líder contemporâneo, as atitudes do líder e sobre como compartilhar ideias e mobilizar pessoas; o outro, é voltado à prática da liderança, no qual eles dividem-se em grupos e planejam projetos estratégicos para colocarem em prática dentro de suas entidades ou municípios de atuação.
Depois de alguns dias, os participantes retornam com resultados das ações planejadas, apresentando a todo o grupo como um case de desenvolvimento local.
Resultado
Reni Fernande Felipe é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu (ACIQI) e foi um dos participantes da Escola de Desenvolvimento de Líderes em Laranjeiras do Sul. “Foi um dos grandes cursos que já fiz. Além do aprendizado, os contatos foram excelentes, pois pude trocar experiência com pessoas escolhidas a dedo, que já fizeram, já realizaram, já encararam o desafio de agir para melhorar o desenvolvimento de nossa região”, expõe.
O presidente da ACIQI lembra que o grupo de em que estava criou um projeto para aplicar no setor de turismo religioso dos municípios do chamado Território Cantuquiriguaçu. “Além de diversos lagos que temos, queremos aproveitar nossa história de colonização, tornando a região um santuário polonês, um centro religioso polonês. Para isso, um dos nossos primeiros passos foi envolver a comunidade, que deve escolher, até o ano que vem, um nome para o projeto”, detalha.
Para a diretora da Câmara de Vereadores de Santa Helena, Tania Maria Ripp Maffini, que integrou a turma da Escola de Líderes em Foz do Iguaçu, os temas discutidos não só surtirão efeitos positivos com a aplicação do projeto criado pelo grupo, mas continuarão sendo replicados pelos participantes. “Conhecendo o perfil do líder contemporâneo, podemos guiar nossas atitudes daqui pra frente. Mesmo depois de terminado o curso, continuo com a apostila aqui ao meu lado, reforçando o aprendizado”, diz.
O grupo de Tania criou o projeto “Escola de Governo” para ser aplicado dentro da prefeitura de Santa Helena. Depois de instituída dentro da Escola de Líderes, a proposta foi enviada à Câmara e Prefeitura da cidade. “A ideia é que haja um calendário permanente de cursos para os servidores e que isso seja lei. Já temos a primeira aprovação da Câmara e acredito que em janeiro já comecemos a aplicá-lo. Será um benefício direto para os cidadãos que terão servidores mais qualificados e eficazes em suas tarefas.”
Cidades
Além dos seis municípios que sediaram as capacitações, também estiveram presentes representantes de instituições de Céu Azul, Toledo, Tupãssi, Terra Roxa, Entre Rios do Oeste, Assis Chateaubriand, Vera Cruz do Oeste, Quedas do Iguaçu, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Guaraniaçu, Corbélia, Serranópolis do Iguaçu, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Missal, Itaipulândia, Quatro Pontes, Maripá, Pato Bragado, Pinhão, Goioxim, Candói, Matelândia, Medianeira, Santa Helena, Porto Barreiro e Cantagalo.
Da Assessoria