A administração, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Secretaria de Planejamento Estratégico, com esforços conjuntos ao assessor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, iniciou o processo para seleção ainda em março deste ano. Ao todo 263 municípios incluem a lista de seleção divulgada na terça-feira (10), dos quais apenas 14 são do Paraná.
Após um estudo na área de esportiva e de lazer, realizado ainda no ano passado para elaboração do plano de governo, foi detectado que alguns locais em Toledo não possuem uma estrutura adequada para prática esportiva de formação de atletas e de lazer, conforme informou a secretária. “Nós temos uma área esportiva muito boa em Toledo, mas também muito localizada em alguns bairros. E outros locais do município acabam não sendo atendidos”, comentou.
No primeiro semestre desse ano, foi aberto o processo de seleção para implantação dos CIE’s, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no site do Ministério dos Esporte. No período, a SMEL realizou o levantamento de tudo o que era necessário para ser beneficiada e logo após, com o apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico, realizou o cadastramento do projeto. “Fomos, na semana passada, agraciados como um dos 14 municípios do estado beneficiados e agora na quinta-feira (19) recebemos um convite para estarmos em Brasília onde faremos o estudo da parte técnica e de estruturação desse centro que será implantada até o fim de 2014”.
A obra custará quase três milhões de reais, com a construção de um ginásio de esportes e uma quadra externa poliesportiva. Voltado especificamente para atendimento da população em vulnerabilidade social, o CIE será localizado na rua Francisco Finkler, no Jardim São Francisco. “É uma área municipal de 3.500m² e que já tínhamos desde o começo o pensamento de usar para construção esportiva no município, já que aquele bairro quase não possui áreas destinadas para prática do lazer e do esporte”, comentou a secretária.
Próximos passos
O município deverá realizar a contratação da operação até o fim de fevereiro do próximo ano. Na sequência será realizada a sondagem, ajuste no projeto de fundação e elaboração do projeto de implantação, que deverá ser finalizado até abril de 2014. O início das obras é previsto até 180 dias após a contratação.
Após o Workshop Técnico, que a secretária de Esportes e Lazer participará em Brasília nesta semana, será realizada a análise da compatibilidade do Modelo proposto com o terreno indicado. A apresentação da documentação à Caixa Econômica Federal para contratação. A assinatura do Termo de Compromisso. Adaptação do projeto conforme a realidade local. E a elaboração do Plano de Gestão, a ser aprovado pelo Ministério do Esporte.
CIE’s
Os CIEs representam o início do maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. As estruturas compreendem centros de multiuso que visam à formação de atletas, a descentralização do esporte, o incentivo à prática esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social e estímulo ao desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento nacional.
Da Assessoria - Toledo