Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Matrículas para educação de jovens e adultos vão até fevereiro

As inscrições podem ser feitas até 7 de fevereiro, nesta primeira etapa. 

18/12/2013 - 21:55


Os interessados devem procurar as escolas estaduais que oferecem cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). 
No Paraná, a Secretaria da Educação mantém 401 escolas que oferecem EJA, nos 399 municípios paranaenses. “A EJA é uma modalidade de ensino que oferece a quem não teve a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional a possibilidade de retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Fazemos um apelo para que igrejas, associações de moradores, empresas, sindicatos e outras instituições ajudem a divulgar as matrículas”, destaca a coordenadora da EJA no Paraná, Márcia Dudeque. 
A Secretaria elaborou para 2014 um calendário com quatro períodos de matrículas no ano: de janeiro a fevereiro, de abril a maio, de julho a agosto e de outubro a novembro. Os períodos servem principalmente para os alunos novos, pois os que já cursam a EJA têm a vaga garantida. Além de beneficiar os alunos, o calendário também serve para a escola organizar a oferta das disciplinas. 
A oferta dos cursos de EJA acontece no ensino fundamental para pessoas com no mínimo 15 anos e, no ensino médio, para quem tem 18 anos ou mais. 
Embora exista idade mínima para matrícula, não há limite para o atendimento. Ou seja, atende também idosos interessados em concluir os estudos. 

EJA ONLINE - Em 2014 os alunos da EJA também contarão com uma novidade, exames mensais na forma online para certificação de nível de ensino fundamental ou médio. Para os exames online é preciso fazer inscrição prévia nas escolas que serão credenciadas pela Secretaria da Educação, em janeiro, e aguardar a chamada para o exame. 
“Até 2013 os exames de certificação aconteciam apena uma vez por ano para todos os candidatos. Com o novo modelo o candidato terá muito mais oportunidade de tentar a certificação e avançar na escolarização”, diz Márcia. 

ORGANIZAÇÃO - As atividades da EJA para 2014 constam na instrução 008/2013, que orienta as escolas para organização da oferta das disciplinas, seja no atendimento coletivo ou individual. A instrução permite ainda que todos os casos para atendimento sejam analisados pela escola, Núcleos Regionais de Educação e Secretaria. As orientações estão disponíveis no portal www.educacao.pr.gov.br. 
A Secretaria ressalta ainda que a distribuição de aulas aos professores da EJA para 2014 foi feita com base no número de alunos matriculados em 2013, e que aguarda o fechamento do período das matrículas, em 7 de fevereiro, para complementação dessa oferta de aulas aos professores, caso haja aumento de alunos matriculados. 
“Os aprimoramentos da EJA têm objetivo de melhorar a organização das escolas e permitir um planejamento pedagógico que incentive a efetivação das matrículas, a permanência do aluno no curso e a conclusão da escolarização”, afirma Márcia.

Da AE Notícias

Anuncio gene 2