Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Toledo participa de Prêmio Nacional Rosani Cunha de Desenvolvimento Social

O município ficou entre os noves selecionados entre os 179 participantes.

18/12/2013 - 23:07


Na segunda-feira (16) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a secretária de Assistência Social e Proteção à Familia, Ineiva Kreutz Louzada, viajaram para Brasília onde participaram da premiação do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos, como ‘Prática Inovadora do Programa Bolsa Família’. Na ocasião, além de receber o prêmio, o município apresentou um vídeo explicativo sobre o trabalho e práticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Toledo, obtendo o reconhecimento e entrando em pauta nacional nas discuções sobre o tema. 
A indicação representa, segundo a secretária de Assistência Social e Proteção à Familia, Ineiva Kreutz Louzada, o reconhecimento do serviço desenvolvido. “Esse mérito se deve a todos os trabalhadores responsáveis pela gestão do SUAS Municipal, que trabalharam incansavelmente desde o início do ano neste e em tantos outros serviços socioassistenciais que prevêem a reestruturação e melhorias no setor em Toledo. E com essa oportunidade, entendemos que estamos no caminho certo”. Além disso, o impacto do prêmio contribui diretamente na vida dos usuários dos programas socioassistenciais. “Dessa forma se garante o direito deles, e o acesso à esse direito, muito importante para todos”, comentou.
Em 2013, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) iniciou um processo de reestruturação da pasta. Entre as ações realizadas, destaca-se a renovação do projeto de extensão ‘Parceria entre Prefeitura e Universidade: Busca Ativa e Atualização Cadastral’, que recebeu a premiação.
Ineiva ressaltou que o projeto potencializado este ano, consiste em uma parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), através do curso de Serviço Social. Estagiários bolsistas da graduação desenvolveram, ao longo do ano, capacitações com os servidores e a revisão cadastral de 284 famílias do Cadastro Único (CadÚnico), além de atendimentos fixos em equipamentos da pasta.
Paralelo a premiação, que aconteceu na terça-feira (17), desde segunda (16) até a quinta-feira (19) está sendo realizada a Conferência Nacional de Assistência Social, que contou com a presença de servidores da SMAS e um representante da Unioeste. Na ocasião, estão sendo discutidas as propostas sobre Financiamento e Gestão do SUAS que foram obtidas durante o ano nas conferencias municipais, regionais e estaduais. “Tudo isso é muito importância para melhorar cada vez mais o sistema. Participamos de mesas temáticas, palestras e realizamos plenárias, avaliações e agora, será feita a validação das propostas em uma plenária finas dobre o SUAS enquanto política pública”, concluiu Ineiva.

Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos
O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos, é coordenado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS) e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão local do Programa Bolsa Família (PBF). O Prêmio busca incentivar a sistematização e o compartilhamento das informações sobre as boas práticas entre os gestores do Programa por meio da utilização do “Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa Família”, assim como valorizar o trabalho dos dirigentes e das equipes municipais e estaduais, por suas iniciativas inovadoras na gestão do PBF.

Números do CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais também contou com números expressivos em 2013. Foram cerca de 11.665 famílias cadastradas, 2.448 cadastros atualizados e 1.245 cadastros novos efetuados para o CadÚnico. Fora isso, atualmente o município conta com 2.039 famílias com auxílio do Bolsa Família e 1.706 pessoas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo 712 Idosos e  994 pessoas com deficiência. Para melhor atender a população do CadÚnico a SMAS realizou este ano a aquisição de um veículo com 07 lugares,  por meio de recursos do Governo Federal (IGD-BF).

Diminuição da demanda
Com a reestruturação da pasta, o município registrou uma diminuição a dependência dos usuários ao programa Bolsa Família, a partir da inserção em cursos de profissionalização, acesso a programas e projetos da política de assistência e de outras políticas públicas, o que segundo a Secretaria contribui para autonomia de indivíduos e família.

Da Assessoria

Anuncio gene 2