A avaliação é do presidente da Câmara Municipal de Toledo, Adriano Remonti, sobre o seu primeiro ano à frente do Poder Legislativo. Eleito para seu segundo mandato de vereador aos 33 anos, Remonti avalia a experiência lembrando ser presidente numa troca de governo após 16 anos de um mesmo grupo e faz um balanço “muito positivo” da primeira metade de seu mandato à frente da Mesa Executiva da Câmara. O período foi avaliado também em reunião na terça-feira, dia 17, quando os cinco vereadores da Mesa Executiva analisaram 2013 e o encontro apontou um balanço bastante favorável do ano. Adriano Remonti aponta que ocorreram mudanças significativas, como a reforma do próprio Regimento Interno da Câmara, além da troca do horário das sessões para o período noturno, que viabilizou um melhor acompanhamento do público e acabou motivando também um acordo coletivo da Câmara Municipal com o Sindicato dos Servidores Municipais devido ao trabalho extra no horário noturno.
O presidente da Câmara Municipal aponta nas realizações em apoio ao vereadores também a contratação de estagiários – foram chamados 23 – para compensar a redução do número de assessores nos gabinetes, além das visitas inéditas promovidas pela Câmara Municipal a entidades e também empresas ao longo do ano. Adriano destaca que foram visitas coletivas, o que oportunizou que todos os vereadores conhecessem a realidade e as demandas de entidades e instituições como a Aldeia Betesda, a Casa de Maria, Ação Social São Vicente de Paulo, 33º BIMtz, Uopeccan e também empresas como a Usina São Francisco e a Carlu Brinquedos. Além das visitas coletivas a Câmara também recebeu segmentos, artistas e atividades culturais. “Isso é uma coisa do meu perfil e em quase todas as sessões tivemos apresentações”, aponta Adriano Remonti, destacando também as visitas dos presidentes da Câmaras Municipais da região, como os de Assis Chateaubriand e Cascavel, respectivamente Aguinaldo Romanini e Márcio Pacheco, além de deputados. “A Câmara foi um espaço usado para o povo”, aponta Adriano Remonti, destacando ainda o empréstimo das instalações ao Judiciário e Ministério Público para uso do Tribunal do Júri e audiências devido às obras nas respectivas sedes.
Adriano Remonti lembra que tornou-se o primeiro presidente da Câmara pelo PT, administrando o Legislativo pela primeira vez com uma composição de 19 vereadores. “Sou o segundo vereador mais jovem e conseguir ter o respeito de todos foi muito gratificante”, comenta. Nesse sentido ele agradece ao Executivo também o respeito no trato com a Câmara Municipal, lembrando que são poderes independentes mas que devem atuar em harmonia, além do tratamento recebido internamente dos servidores, afirmando a respeito estar “muito feliz como vereador e presidente”. Desejando votos de feliz Natal e ano novo ele lembra que tem orçado para 2014 o desafio de criar a TV Câmara, além de realizar reuniões especiais nos distritos, já que não é possível fazer sessões, sempre dentro da postura de ouvir e falar com todos. “Contem com minha energia e vontade de fazer política justa para todos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Toledo, Adriano Remonti.
No ano de 2013 a Câmara Municipal de Toledo apreciou 274 Projetos de Leis do Executivo e teve apresentados 273 do Legislativo, além de 45 Projetos de Resolução. Ao longo do ano foram realizadas 44 sessões ordinárias, sendo a última no dia 16, segunda-feira, além de 31 extraordinárias, sendo a última nesta quinta-feira, dia 19. Também foram apreciados 45 Projetos de Resoluções, 688 Indicações e 359 Requerimentos, além de serem realizadas 17 audiências públicas para prestação de contas da área administrativa e financeira e da saúde e ainda debate com a comunidade sobre projetos de leis e temas relevantes.
Da Assessoria