Em sua primeira viagem internacional, a empresária Dorcilei Graciano Miranda voltou para Terra Roxa, no Oeste do Paraná, com uma nova percepção sobre moda. Ela fez parte de uma comitiva, composta por 14 empresas do município, que abraçou a ideia do Sebrae/PR e do Arranjo Produtivo Local (APL) Moda Bebê de Terra Roxa em realizar missão técnica para a cidade de Milão, na Itália, com a finalidade de conhecer tendências e inovação para o setor.
“Eu nunca imaginei que estaria lá, ainda mais com visitas relacionadas ao meu segmento empresarial. Fiquei encantada com tudo o que vi, me apaixonei pelos lugares por onde passamos”, relata Dorcilei. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, a programação foi intensa nos nove dias de viagem e oportunizou visitas em 49 lojas, duas indústrias, duas feiras de rua, além de uma oficina sobre tendências do setor de confecção infantil e um workshop.
“Essa missão internacional faz parte de uma série de atividades que programamos para todo o ano de 2013 junto ao APL Moda Bebê, que conta com a parceria do Sebrae/PR para o desenvolvimento das empresas e do segmento em que atuam desde 2004. A viagem foi, então, o fechamento das ações de preparação, capacitações e consultorias que os empresários que integram o arranjo produtivo local tiveram durante o ano. Assim, a expectativa e resultados não poderiam ser diferentes”, avalia Debus.
Dorcilei reforça que viu muita coisa nova, mas também pode parar para pensar como estão se relacionando com a moda dentro da empresa. “Tive a oportunidade de conhecer tendências, sim. Trouxe muitas peças de diferentes modelagens, fotos, filmagens e revistas que vou usar nas próximas coleções. Porém, aprendi que não estamos para trás enquanto estamos buscando as novidades, tendo ideias novas e criando tendências mesmo dentro de nossas empresas familiares”, destaca a empresária.
Foi justamente esses conceitos, complementa Alan Debus, que vão fazer a diferença entre o modo de pensar dos empresários antes de depois da missão internacional. “Com simples visitas técnicas as lojas, eles puderam perceber que também podem agregar valor aos seus produtos, basta inovar. Dessa forma, observaram que, se melhorarem o design de suas peças, por exemplo, estarão agregando valor ao seus produtos e, consequentemente a suas marcas.”
Envolvimento
Dentre as lojas visitadas pelos empresários de Terra Roxa, estavam a Chicco, Zara, GAP, Miss Grant, Jacadi Paris, dentre outras, mas a missão técnica também contou com troca de informações com empresários italianos do setor de máquinas industriais para confecção. “O interessante é que a conversa foi com o próprio empresário e isso fez com que nos identificássemos muito no decorrer do bate papo”, lembra Dorcilei Graciano Miranda.
“Voltei com tanta informação que terei de reler, rever as imagens que trouxe durante todas as férias. Só tenho que agradecer, inclusive ao grupo de empresários do APL que formamos, que esteve, em todo o percurso da viagem, integrado, compartilhando ideias e discutindo sobre os novos aprendizados da missão. Fiquei encantada com tudo e muito feliz pela oportunidade de conseguir fazer parte deste grupo”, valoriza Dorcilei.
Para Fabiane Rocio, outra das integrantes do grupo, a missão representou um marco e foi uma experiência única. “Enquanto eu estava lá aprendi com tudo, por todos os lugares onde passamos e com todas as pessoas com as quais trocamos experiências. Mas foi só quando eu voltei que percebi o quanto minha visão tinha mudado e pude perceber os reflexos que esse tipo de viagem técnica nos traz”, comenta.
Fabiane afirma que voltou para Terra Roxa com outro foco, observando a moda de maneira diferente, atenta aos novos conceitos trazidos da viagem a Milão. “Essa experiência me acrescentou muito como empresária. Tudo valeu muito a pena. Tanto que hoje não sei como eu conseguia viver sem saber o que aprendemos lá. Agora estou de olho em tudo que diz respeito ao meu segmento. Digo que posso voltar lá nos mesmos lugares, mas não teria o mesmo aproveitamento que tive junto ao grupo”, assinala.
Da Assessoria