Um encontro entre os servidores que auxiliaram a Escola de Administração Pública de Toledo e as lideranças políticas responsáveis pelo trabalho desenvolvido marcou o encerramento das atividades do espaço em 2013. A comemoração foi duplicada, com o anúncio realizado pelo prefeito Beto Lunitti, que sancionou a Lei N°2158/2013 para garantir que os cursos realizados na instituição gerem certificados e contem para progressão por qualificação dos servidores.
De acordo com a secretária de Recursos Humanos, Marinês Bettega, o propósito da Administração é avançar cada vez mais na qualificação e valorização dos servidores. “Prova disso é a sanção da lei que garante a progressão por qualificação. Neste ano atendemos um número significativo de servidores, pois o objetivo é aperfeiçoar e dar oportunidade do servidor se qualificar”, destacou Marinês. A secretária agradeceu também as presenças e ressaltou a importância da Escola de Governo. “A experiência se constrói na vivência, na capacidade profissional, mas também na participação cidadã, então hoje só tenho a agradecer e desejar que cada um de vocês continuem a acreditar nesse espaço”, explicou.
O prefeito Beto Lunitti salientou que a sanção da lei representa o mínimo que se pode fazer em prol do compromisso na formação por meio da Escola de Governo. “Eu agradeço ao empenho e dedicação de todos os envolvidos. Gostaria também de pedir a vocês que coloquem fé e emoção em suas vidas, para que não se endureçam apesar das dificuldades que é ser servidor. Estamos dispostos a trabalhar lado a lado e realizar ações que possam melhorar a vida de vocês, assim como de cada toledano”, finalizou.
“Nada se faz sozinho”, destacou a diretora em sua fala. Segundo ela, todo o trabalho realizado na Escola de Governo, deve-se a colaboração dos palestrantes. “Esse ano em especial, tivemos como palestrantes os próprios servidores do município”. Cláudia destacou que a expectativa para 2014 que sejam realizados cursos por meio dos servidores, mas que também sejam licitados novos cursos. “Queremos trazer cursos mais específicos e técnicos, mas também com nossos servidores palestrantes”, comentou.
Acréscimo de 270% em atendimentos
A Escola de Governo tem como objetivo promover o aperfeiçoamento contínuo do servidor público municipal e este ano qualificou 914 servidores, um acréscimo de 270% frente aos 338 atendidos no ano passado. Foram disponibilizados em 2013 dez cursos, sendo que outros dois na área de informática já estão em processo de licitação. Saúde, serviços gerais, segurança no trabalho, trânsito, segurança alimentar, entre outros, foram temas dos cursos oferecidos aos servidores no decorrer do ano. Vinculada a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a Escola de Governo conta com a diretora responsável, Cláudia Carneiro da Silva e com a colaboração da servidora municipal, Emi Raquel França Borges - que auxilia no andamento das atividades realizadas e também orienta os servidores na realização dos cursos - assim como, demais quadro de servidores.
As atividades da Escola de Governo retornam em 22 de janeiro de 2014. Para o próximo ano já estão programados e aprovados pelo Conselho Superior da Escola de Administração outros cinco cursos: Cidadania e Bem Estar, Utilização do orçamento Programa do Município de Toledo – SCP, Formação Continuada em Educação Alimentar e Nutricional, Noções e Prática de Redação Oficial e de Processo Legislativo, e Atualização para auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal. Ao todo serão capacitados 469 servidores, apenas com os cursos já previstos.
Conselho
Para garantir o bom andamento e a qualidade dos cursos, no início deste ano foi instaurado o Conselho Superior da Escola de Administração Pública, que conta com sete membros. A secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega foi eleita a presidente. Também participam a diretora de Gestão Pessoal da pasta Suzete Riscarolli, e a diretora do Departamento Administrativo do RH, Marta Fath, além dos conselheiros, representante da Secretaria da Fazenda Neuroci Frizzo, da Secretaria de Planejamento Estratégico, Regina Angnes, da Assessoria Jurídica, Luiz Fernando Palma, e do Controle Interno, Helio Luiz Finatto. Todos os cursos obrigatoriamente são autorizados pelo Conselho e para validação, necessitam de 90% de frequência e nota igual ou superior a sete.
Da Assessoria - Toledo