Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Arte na Praça reúne artistas da cultura de rua

A Praça da Cultura Doutor Wilson Carlos Kuhn, junto à Casa da Cultura, foi palco no ano último sábado (21) das artes de rua.

24/12/2013 - 12:16


O Arte na Praça, organizado pela Secretaria da Cultura de Toledo, reuniu várias culturas e tribos, entre eles estavam, grafiteiros, skatistas, cantores e dançarinos, entre outros. O evento aconteceu no sábado (21) a partir das 17h. De acordo com a diretora de Cultura, Cristina Rocha o Arte na Praça deve acontecer uma vez por mês.

Segundo Cristina Rocha, a idéia do Arte na Praça surgiu da nova política adotada pela Administração Municipal que objetiva ocupar os espaços administrados pelo município. “A Praça da Cultura já tem pessoas que costumeiramente a frequentam, mas não era oferecido um diferencial para que mais gente venha aqui. Queremos que todos tenham acesso à cultura, nas suas mais diversas vertentes”. A diretora ainda destacou que o local é amplo e tem uma boa arborização. “É um ambiente bastante convidativo por estas características”.

Cristina informou que durante o evento foi realizado um festival de grafitagem com a participação de seis artistas de Toledo e da região, entre eles o grafiteiro Isaac Souza. Também participaram do encontro os skatistas da Associação do Skate de Toledo (ASKT). “Convidamos a ASKT, porém o espaço será para quem quiser andar com o seu skate”. Além disso, o espaço será aberto para apresentações de hip hop e rap. “Vamos disponibilizar a sonorização e quem quiser tocar, cantar ou dançar terá oportunidade de participar”, explicou.

Para o professor e grafiteiro, Isaac Souza de Jesus O arte na praça é uma proposta que tem como objetivo “envolver galera”. “Quando nós vemos vários tipos de cultura juntas e isso acontece em harmonia é algo muito legal. Você vê a galera aqui grafitando, andando de bike ali, do outro lado tem o pessoal mandando um som ou andando de skate e é essa diversidade que queremos que de o Arte na Praça tenha”, afirmou.

De acordo com o skatista, Rafael Hipólito, além proporcionar a interação das pessoas e das várias culturas de rua, o Arte na Praça também é uma forma de quebrar o preconceito. “Muitas pessoas acham que o skatista, o rapper são marginais ou algo assim, e hoje nos vemos aqui varias famílias curtindo o evento e conhecendo um pouco de cada cultura” Rafael Hipólito também destaca a importância do evento. “O que acontece aqui hoje é diferente de todos os locais, a galera reunida, microfone aberto pra qualquer um mostrar seu talento.

Anuncio gene 2