Para o feriado do Ano Novo estão previstas temperaturas mais altas. O calor estimula os veranistas a ter atitudes que levam ao desperdício como a lavagem de calçada e de carro, banhos demorados, entre outras.
“A Sanepar está preparada para fornecer água tratada a todos os seus clientes, com qualidade e na quantidade necessária. Eventual defasagem entre o volume produzido e o que está sendo consumido se deve ao uso sem critérios”, explica o gerente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Litoral, Romilson Gonçalves. “Nos preparamos durante o ano todo para receber bem os veranistas e nossa capacidade de produção está apta a atender a demanda. No entanto, não há como construir um sistema que atenda a todos ao mesmo tempo quando não se pode prever quanta água será utilizada e quanto será desperdiçada. É impossível prever o desperdício. O funcionamento adequado do sistema de produção e distribuição de água também depende do comportamento dos clientes”, diz ele.
Segundo Romilson, o ideal é consumir a água tratada apenas para o que é essencial, como o preparo de alimentos e higiene. “A água distribuída pela Sanepar passa por processo de tratamento para se tornar própria para o consumo humano, por isso deve ser utilizada com cuidado e para fins nobres. Tomar banho de mangueira e lavar calçadas, por exemplo, é jogar água fora. Se a população adota atitudes como estas, pode não haver água para todos na virada do ano”, afirma.
Romilson explica que é importante que cada edificação (casa para moradia, ponto de comércio ou local de prestação de serviço), tenha caixa-d’água para atender o consumo por no mínimo, 24 horas. “A caixa-d’água garante uma reserva se houver interrupção no abastecimento. É fundamental que esse reservatório tenha capacidade para atender as necessidades do imóvel. Se numa casa projetada para abrigar cinco pessoas estiverem 15 passando o réveillon, com certeza poderá haver falta de água”, diz o gerente. A recomendação da Sanepar está baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DICAS - A Sanepar aconselha que o banho seja reduzido a cinco minutos e que feche o registro enquanto se ensaboa. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba também ajuda a evitar o desperdício. Na cozinha, a dica é encher a cuba da pia onde a louça será lavada. Com esta água, ensaboar toda a louça, panelas e utensílios. Renovar a água para o enxágue. Deixar a torneira aberta o tempo todo pode comprometer o abastecimento do seu imóvel e também da vizinhança.
Outro problema comum associado ao desperdício é o mau uso da descarga. O vaso sanitário não é lixeira. Bituca de cigarro, papel higiênico, fraldas, absorventes, preservativos, fio dental, cabelos, pelos, cotonetes e outros resíduos jamais devem ser jogados no vaso sanitário. Além de entupir as redes e causar refluxo de esgoto para dentro do imóvel, exigem muita água da descarga para sair do vaso.
SERVIÇO - A Sanepar mantém o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 115 e nos escritórios de atendimento no Litoral. Para encontrar o escritório mais próximo de sua casa, o cliente pode acessar o site da empresa: www.sanepar.com.br. Na barra superior, clique em Endereços e Telefones e escolha a cidade. Nesse site, também constam notícias e orientações sobre o consumo de água.
Fonte: Agência Estadual de Notícias