Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeito nomeia membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

O prefeito Beto Lunitti assinou na manhã desta quinta-feira (26) o Decreto nº263/2013 que nomeia os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA).

26/12/2013 - 22:07


Durante o encontro estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Associação de Focinhos Carentes (Afocato) e Secretaria de Meio Ambiente.

O prefeito Beto Lunitti afirmou que a partir da instituição do conselho se poderá desenvolver no município uma política de defesa e proteção dos animais. “O Conselho será uma maneira de garantir qualidade vida a esses animais que estão soltos na rua. A partir do monitoramento dos animais e o cuidado poderá se oferecer um espaço próprio para que eles possam viver”, comentou. O prefeito também destacou que a parceria de órgãos como Corpo de Bombeiros, Associação de Focinhos Carentes (Afocato), Ministério Público, Representantes de Medicina Veterinária e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) poderá contribuir para “um trabalho excepcional dentro do Município de Toledo, tornando assim a cidade exemplo de defesa e cuidado aos animais, finaliza o Prefeito”.

De acordo com Michele Krenczynske, da Secretaria do Meio Ambiente o objetivo do Conselho é buscar uma solução nas áreas do controle e defesa dos animais domésticos. Segundo pesquisas realizadas pela equipe da Vigilância Sanitária e Secretaria da Saúde estima-se que 1,21% da população sofre algum ataque de animal diariamente. Do ponto de vista da médica veterinária, Maria Cecilia de Lima, os ataques desses animais domésticos soltos na rua podem transmitir doenças devido à falta de cuidado. “As zoonoses que esses animais soltos na rua possuem podem gerar um quadro clínico grave no ser humano que for atingido por eles, devido à falta de vacinas e cuidados específicos que o animal necessita ter”, alerta a médica veterinária.  

No ato o prefeito também nomeou a coordenadora da Defesa de Proteção Animal - Maria Lucia Gollman. A coordenadoria funcionará anexa à Secretaria de Meio Ambiente.

CONSELHO

A Secretaria da Saúde conta com os representantes titulares, Clarice Terezinha Escher e José Roberto Costa. Da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, Lilia Lacerda Alves, com a suplente, Martha Regina Rohr. Da Secretaria do Meio Ambiente a representante titular, Maria Lucia Gollmann e o suplente, secretário da pasta, Leoclides Bisognin. Além disso, o Conselho conta com os representantes da Associação Focinhos Carentes de Toledo (AFOCATO), sendo a titular, Adriana Paula Wronski e suplente André Luis Destri. Titular Danielle Finkler e suplente Franciele Terezinha Tedesco. Raquel Stella Cambrussi e suplente Nilva Piasson Zucchi. Siliria Giordani e suplente Ana Paula Leichtweis. O Conselho conta ainda, com representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Maria Cecília de Lima e suplente, Betina Canestrato Milani. Representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Maria Socorro Tenório Baumgartner e suplente Severino Antunes Bezerra. Representante do Conselho Municipal de Saúde, Dorival Moreira e suplente, Cleide Linhares Queiroz. Representante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus Toledo, Liege Georgia Andrioli Martins e suplente Vanessa Yuri de Lima. Representante do Corpo de Bombeiros, Roberto Revelino de Carvalho Alves e suplente Eliseu Fernandes Apolinário. Representante do Ministério Público – Promotoria do Meio Ambiente, Juliana Birck e suplente Carlos Henrique Poletti Papi. E representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Toledo e suplente Patrícia Klassen.

Da Assessoria

Anuncio gene 2