Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Escola de Pais: Palestra na Ivo Welter marca início da programação de 2011

Nesta semana, aproximadamente 100 pais participaram de uma palestra dentro do projeto Escola de Pais na escola municipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV. O projeto foi lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Educação e prevê o envolvimento da comunidade escolar em temas de interesse dos alunos e da escola.

17/03/2011 - 14:46


Neste ano serão trabalhados seis temas com os pais das 35 escolas municipais de Toledo e incluída uma programação específica para os pais dos 19 centros de educação infantil (cmeis). No ano passado, eles eram convidados a participar na programação da escola mais próxima. A programação na escola Ivo Welter marcou a retomada das atividades da Escola de Pais neste ano. Ao longo de 2011 estão programadas várias palestras abrangendo as 35 escolas municipais e os 19 centros de educação infantil.
Nas escolas serão abordados temas como a participação nos pais na prevenção do uso de drogas; o bullying e a sua influência no desenvolvimento da criança; a influência da mídia no desenvolvimento da criança; a alimentação saudável e sua interferência no desenvolvimento escolar; a importância da participação e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento da criança e a violência contra a criança na visão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com os pais dos cmeis os temas serão diferentes. Serão abordadas questões relacionadas à psicomotricidade, negligência e as suas conseqüências no desenvolvimento infantil, alimentação saudável e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.
“Estamos propondo estes temas e disponibilizando profissionais. Ao longo do ano, as escolas e os centros de educação infantil serão contemplados com atividades, mas nada impede que a escola ou creche organize outras atividades, conforme os problemas e necessidades levantadas em cada local”, explica a assistente social Michele Cristine Schneider, coordenadora do projeto.
Segundo ela, a participação dos pais na escola e na creche, acompanhando o desenvolvimento dos filhos, é fundamental. Por esta razão está sendo realizado este trabalho, que visa justamente promover uma integração maior entre os pais com a escola e com a creche, auxiliando e dando a sua contribuição no desenvolvimento e na formação dos seus filhos. “Se a família não tem uma boa convivência, se não existirem vínculos afetivos entre pais e filhos, os problemas aparecem no aprendizado da criança, em sala de aula”, observou a assistente social.
No projeto Escola de Pais, uma equipe de profissionais atua no projeto. A cada semana eles visitam uma escola ou creche para abordar os diferentes temas propostos. A equipe também fica à disposição da escola ou da creche para abordar outras questões de interesse, conforme as necessidades apontadas nestes locais de trabalho.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29