Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Convênio Prefeitura e Unipar para realização dos exames laboratoriais garante mais eficiência e agilidade nos serviços; população aprova

O convênio firmado este ano entre Prefeitura e Universidade Paranaense (Unipar) para a realização dos exames laboratoriais tem se mostrado positivo e usuários aprovam o serviço.

28/12/2013 - 17:18


Em localização estratégica, o Laboratório de Análises Clínicas fica anexo ao Campus II da Unipar no Centro de Toledo realiza atualmente os exames que anteriormente eram feitos no Núcleo Integrado de Saúde Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital). A mudança possibilitou mais qualidade e agilidade nos serviços, economia dos recursos públicos e, além disso, tem suprido a demanda de 400 exames dias, com perspectiva de aumento gradativo. Outra mudança é no tempo de análise e disponibilização dos resultados. Em alguns casos que levavam até 10 dias para ser entregue, hoje é possível executar em até 48 horas.

A parceria tem atendido as expectativas, conforme informou o secretário de Saúde, Edson Simionato. “Tínhamos problemas sérios no antigo Laboratório, inclusive com questões sanitárias. Por tanto, esta parceria está dentro do que  queríamos, com início em breve dos atendimentos descentralizados que é uma meta nossa e já tem data prevista. Além disso, os resultados de exames estão ficando com o prazo que a Unipar se comprometeu”. Outro destaque são os exames de urgência e emergência no Mini Hospital. “Isso era o mais grave a noite, pois não tínhamos os exames disponíveis e a Unipar está fazendo com agilidade, com resultado disponível aos médicos dentro de 1h a 1h30”.

A economia dos recursos públicos, também é um ponto importante, possibilitado a partir do Convênio, conforme comentou Simionato. “Antes encaminhávamos o paciente para o Bom Jesus, pagávamos consulta e exame, e agora fazemos através do convênio com custo menor e com resultado do exame praticamente com o tempo do atendimento privado, ou seja, de 40 minutos a 1h30”, explicou ao ressaltar que o Convênio trata-se de uma parceira de mão dupla. “A Unipar também ganha com o espaço para estágios e formação dos acadêmicos, assim como ganha a administração municipal e principalmente a população toledana, que é o nosso objetivo primeiro”, explicou Edson Simionato.

A Unipar fornece por meio do Convênio, equipamentos de ponta e equipe com farmacêuticos e técnicos especializados, além de estagiários dos cursos voltados à área, oferecidos na instituição. “Aqui realizamos exames de baixa e média complexidade, como hemograma, exames de glicose, triglicerídeos e hormônios, entre outros”, afirmou a coordenadora do Laboratório, Marli Roehsig. O espaço conta com os setores de recepção, coleta, processamento de amostras, Urinálise e Parasitologia, Bioquímica e Microbiologia.

Dona Ivoni Margarida Belone é cabeleireira e pela primeira vez realizou os exames no novo Laboratório. Segundo ela, a mudança propiciou melhorias expressivas. “É a primeira vez que estou vindo, mas percebi bem a melhoria no atendimento sem tumulto, melhorou bastante, acho que 99% a 100% melhor”, comentou ao lembrar-se de como era antes do Convênio. 

Mais melhorias

Com atendimento de uma demanda de aproximadamente 120 pacientes/dia, o que corresponde de 400 a 500 exames diários, o Laboratório de Análises Clínicas da Unipar deve receber ainda mais melhorias. A perspectiva segundo a coordenadora do Laboratório, Marli Roehsig, é aumentar os atendimentos. “Pretendemos suprir os atendimentos conforme o aumento da demanda”.

Desde o início do convênio diversas ações já foram efetivadas. O próximo passo será o início da coleta descentralizada, que diminuirá o fluxo de pessoas no local e garantirá comodidade à população. Para tanto, a Unipar disponibilizará um veículo para coleta das amostras nas Unidades Básicas de Saúde que iniciarão o processo já em janeiro do próximo ano.

Investimentos em melhorias físicas também são destaques. Equipamentos de ar condicionado deverão ser instalados no local, ofertando mais comodidade à população.

Descentralização dos atendimentos

Com o Convênio será viabilizado ainda, o atendimento 24h para os pacientes do Mini Hospital e o início do atendimento descentralizado das coletas para as Unidades de Saúde de maior porte como a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Panorama, Concórdia, Europa e Coopagro que está previsto para iniciar já no dia 03 de janeiro. “Nosso intuito é que ao invés das pessoas se deslocarem até o Laboratório, o Laboratório se desloque até os postos de coleta”, salientou a coordenadora do espaço, Marli Roehsig.

 

Anuncio gene 2