Entre eles, a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fazendo parte das ações da administração de políticas públicas. Nesta segunda-feira (30) a Secretaria de Saúde, recebeu a liberação de recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 719.145,00, para estruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo o secretário da pasta, Edson Simionato, esse recurso será destinado exclusivamente para a compra de equipamentos. “Serão equipamentos novos para a UPA, de alta tecnologia e qualidade. Além da UPA e do SAMU, os hospitais de Toledo também receberão recursos em 2014, fazendo parte do processo de estruturação de todo o atendimento de urgência e emergência no município e dando qualidade ao atendimento”. Simionato lembrou que o município tem a o município tem obrigação de fazer a UPA entrar em funcionamento até o início de abril de 2014. “Depois do recurso depositado, iniciaremos a tramitação dos processos de licitações, e esperamos que isso aconteça no máximo em 20 dias”, ressaltou.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, comentou que essa foi uma conquista que a administração lutava para conseguir desde o início da gestão. “Essa UPA foi construída e inaugurada sem equipamentos, e agora, na nossa gestão, estamos providenciando a construção da estrutura ao entorno e equipando para colocar a unidade em funcionamento até o final de março de 2014. É uma exigência minha, como prefeito, para que possamos melhorar o atendimento de saúde para os munícipes”.
Beto também ressaltou que essa solução que o Ministério da Saúde deu, através de uma medida especial em espécie de programa, não foi como emenda parlamentar. “Foi uma conquista com muito suor pelo prefeito, pelo governo, pelo empenho da Secretaria de Saúde, e também pelo empenho do Deputado Federal Zeca Dirceu e do Deputado Estadual Elton Welter, que nos apoiaram diante do Ministério”, afirmou.
Atualmente, quem realiza o trabalho de atendimento de urgência e emergência pelo município é o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital, que atende cerca de 300 pessoas por dia. A nova UPA também atenderá essa quantidade de pessoas, incluindo a população de Ouro Verde do Oeste e São José das Palmeiras, se tornando uma Unidade Intermunicipal.
Da Assessoria