Já no primeiro dia de funcionamento no novo ano, o Aquário Municipal Doutor Rômulo Martinelli recebeu, na quinta-feira (02), mais de 400 visitantes. O número gera expectativas positivas para o período de férias, que registra normalmente, um acréscimo considerável nas visitações.
O elevado número logo no primeiro dia de funcionamento em 2014 chamou a atenção, segundo informa a coordenadora do Aquário Municipal e do Jardim Zoobotânico, Marlene Maria Genari. “Tivemos não só a população local, mas muita gente de fora, inclusive de outros países, como Itália, Paraguay e Argentina”.
Conforme Marlene, o balanço de 2013, assim como o início de 2014 gera boas expectativas. “Desde o início do ano passado ampliamos o nosso número de visitação e a divulgação melhorou, segundo o próprio feedback (retorno) que recebemos aqui, por meio das pessoas que acabam retornando”.
A satisfação dos visitantes é um indicativo da qualidade do espaço. O casal da capital Curitiba ficou encantado com o Aquário. A esposa Edenir Benedito do Nascimento visitou o local pela segunda vez e trouxe o marido para também conhecer. Segundo José Benedito do Nascimento, a beleza é o grande destaque. “É muito lindo, esperamos poder visitar o restante do Parque (Ecológico Diva Paim Barth) ainda hoje”, comentou sorridente.
Já a pequena Maryane Steffani, veio com os pais de Paranavaí e gostou do que viu. “É a primeira vez que venho aqui e achei muito legal. Nunca tinha visto nada parecido”, comentou ao afirmar que pretende voltar no futuro. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h até as 12h, das 14h até as 16h e das 18h até as 20h.
Números de Dezembro
No último mês de 2013 o Aquário Municipal registrou 5.323 visitas, das quais 260 representam alunos e professores de escolas. As visitas incluíram ainda o roteiro do Parque das Aves. Segundo a coordenadora dos espaços, a orientação em ambos os locais é direcionar os visitantes para os demais pontos turísticos do Parque Ecológico Diva Paim Barth. “Nosso intuito é divulgar as belezas da cidade e da mesma forma que muita gente que vem aqui e não sabem que pode visitar o Parque das Aves, eles fazem a recomendação do Aquário”, explicou.
Melhorias
Para se tornar ainda mais atrativo, o Aquário Municipal – que conta com a colaboração dos acadêmicos de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e de Biologia e Agronomia da Pontifícia Universidade Católica (PUC/Toledo) – prevê novidades ao longo de 2014. “Queremos realizar algumas reformas, como pintura e decoração temática no interior do aquário, com o intuito de atrair ainda mais visitantes”, informou a coordenadora.
Repovoamento
No último mês o Aquário Municipal recebeu ainda, um novo povoamento. O espaço que contava com 60 espécies - coletadas nas Bacias do Rio Paraná, Amazonas e do Iguaçu -, recebeu novas espécies. “Temos, por exemplo, arraias e outras espécies que vamos deixar no suspense para que os visitantes possam vir aqui conferir”, comentou ao informar ainda, que ao longo de janeiro outros três povoamentos serão realizados, a fim de ofertar ainda mais variedade e beleza aos visitantes. Em breve, o Aquário Marinho também receberá novas espécies.
Da Assessoria - Toledo