Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Durante o verão é necessário aumentar os cuidados com a dengue

As chuvas dos últimos dias, aliadas ao calor intenso, trouxeram uma preocupação a mais para os agentes de combate às endemias.

03/01/2014 - 17:15


O período é propício para a proliferação da dengue em decorrência da elevação dos focos de água parada. De acordo com coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, as altas temperaturas e o grande volume de chuva tornam um clima perfeito para a reprodução do mosquito.
Genair esclarece que, em mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro dos quintais. “Fazer a checagem toda semana evitará que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte”, pedindo que os cidadãos mantenham seus quintais limpos e livres que qualquer objeto que possa acumular água. 
 
Ação
Genair Grunevald informa que será realizado na primeira quinzena de janeiro o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que proporcionará dados sobre os focos de dengue nos bairros. “Esse levantamento serve para nós termos uma base de como está à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, tornando assim mais fácil a ação dos agentes endêmicos”.
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, Genair lembra que é necessário identificar objetos que sirvam de criadouros ao inseto transmissor. “Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água, elimine os pratinhos de vasos de plantas caso não seja possível mantenha-os limpos e atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2