1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Municípios comemoram dia Mundial da Água, promovendo a “Corrente do Bem”

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, os 29 municípios da Bacia Hidrográfica Paraná 3 – BP3 estarão realizando uma mobilização conjunta pelas águas. Como de costume, essa mobilização será contextualizada e fundamentada na “ética do cuidado”, princípio que norteia as ações de educação ambiental do Programa Cultivando Água Boa.

18/03/2011 - 11:30


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA será marcado pela realização de intervenções coletivas e individuais nos municípios da BP3. As atividades previstas foram planejadas e estão sendo organizadas pelos Gestores de Educação Ambiental, pelos Coletivos Educadores Municipais e pelos Comitês Gestores.

A proposta é envolver os moradores e moradoras na BP3 em uma corrente de compromissos e responsabilidades com as questões socioambientais: “A Corrente do Bem”. O trabalho de sensibilização será feito por meio de palestras, vídeos, dinâmicas de grupo sobre a água e sua importância em nossas vidas. Em seguida, serão distribuídas fitinhas contendo a frase “Minha atitude faz a diferença”, que serão amarradas no pulso das pessoas da comunidade. Cada pessoa que usar a fitinha se comprometerá em realizar 03 ações que contribuem com a sustentabilidade socioambiental do seu pedaço. 

Serão também realizadas sessões de vídeo com diálogos a partir do documentário “Cultivando Flores do Futuro” produzido pela Valliance Produções da França. Esse documentário oferece visões positivas e agradáveis do futuro, através de experiências concretas, inovadoras e decididas, coletivas e pessoais e aborda a temática da água e suas potencialidades de forma bastante consistente. As sessões de vídeo ocorrerão nas escolas, cinemas e ou locais que possam ser adaptados para a realização da atividade.   

A Declaração Universal dos Direitos da Água também servirá de referência para todas as ações a serem executadas nos municípios. Além das ações coletivas, ocorrerão intervenções específicas, voltadas à realidade e ou necessidade de cada município.

Em Toledo, pretende-se atingir cerca de 31 mil pessoas com esta atividade, através do trabalho integrado dos funcionários da educação municipal e estadual e Secretaria de Meio Ambiente. No total participarão desta atividade 35 escolas municipais, 29 estaduais, incluindo todo o corpo de funcionários.

Além desta ação, também será realizada no dia 24 pela manhã uma caminhada da natureza em um trecho urbano da Sanga Panambi, riacho que abastece o Lago Municipal de Toledo, cartão postal do município. Este riacho é um importante afluente do rio Marreco, um dos mais importantes rios do município em relação ao porte e que vem sofrendo severas alterações devido à poluição, recentemente noticiadas pela mídia.

O objetivo desta atividade é contribuir para a sensibilização da população em relação aos impactos urbanos nos ecossistemas aquáticos, no sentindo de influenciar um comportamento de responsabilidade para preservação e conservação destes ecossistemas. Está previsto para a atividade realizar o georeferenciamento de nascentes, realizar a coleta de lixo de suas margens, plantar de arvores nativas em áreas onde a vegetação foi suprimida entre outras ações.

Estas iniciativas têm a parceria de várias instituições e segmentos: Itaipu Binacional por meio do Programa Cultivando Água Boa, Prefeituras Municipais, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Igrejas, uma vez que o tema da Campanha da Fraternidade 2011 traz para reflexão as mudanças climáticas e o aquecimento global; Jardim Zoobotânico de Toledo “Parque das Aves”; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Cursos de Ciências Biológicas Engenharia Ambiental da PUCPR,  Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER; Instituto Ambiental do Paraná - Escritório Regional de Toledo, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo, e Empresa Farmacêutica Prati-Donaduzzi e cia LTDA.

Sem nome %281144 x 250 px%29