Na sexta-feira (10), o prefeito Beto Lunitti, se reuniu com o vice-prefeito, Adelar Pelanka, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo Edemar Rockembach, com o secretário de Planejamento, Jadyr Donim, o secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo, o diretor de Planejamento Gilberto Schmulek e o Assessor de Governo João Luiz Nogueira, para decidir sobre o anteprojeto para o desmembramento do novo lote industrial.
Conforme o secretário Edemar Rockembach, esse será o pontapé inicial para abrir espaço para as indústrias de Toledo expandirem ou estabelecerem seu negócio. “Será um espaço possível para a ampliação industrial do município de Toledo, principalmente para micro e pequenos empresários que têm uma grande dificuldade em encontrar terreno adequado para se estabelecer”. Edemar explicou que essa área já está documentada em nome do município e próximo passo é a definição as diretrizes e os lotes no mapa. “Decidimos isso hoje e agora vai ser encaminhada a parte documental para fazer o loteamento naquele espaço. Será implementado também, a infraestrutura nesse local com galerias e pavimentação diferenciada para transito de cargas pesadas”, comentou.
O secretário afirmou que ainda falta para o município, o estoque de área para atender todos os protocolos que existem. “O atendimento dos protocolos terá que ser gradativo, mas já temos a perspectiva para aquisição de mais áreas neste ano. É um propósito do governo para a retomada do crescimento econômico de Toledo, principalmente no setor industrial que estava estagnado”. Segundo Rockenbach, este parque industrial significa um grande avanço para Toledo. “Nós temos uma grande mão de obra especializada, pois as universidades formam todos os anos novos profissionais e precisamos encontrar alternativas para eles tenham empregos de qualidade”, completou.
Segundo o prefeito Beto Lunitt, esta é mais uma proposta de governo que foi entendida pela comunidade como uma proposta positiva para o desenvolvimento de Toledo. Ele explicou que o nome do parque será em homenagem ao industrial João Bortolotto. “É uma homenagem a um empreendedor da nossa cidade e uma pessoa que temos muito respeito”. Beto ainda afirmou que a implantação do Parque é uma proposta de desenvolvimento importante que para a constituição da geração de emprego. “O nosso desejo nessa questão de desenvolvimento é de envolver cada vez mais as universidades para que a gente possa absorver a mão de obra que é formada nas universidades com qualificação técnica, e promovermos um aumento de renda e de salários no município. A parte de governo está sendo feita e estamos fazendo bem feito”, confirmou.
Lei de incentivo
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo Edemar Rockembach, em 2013, foi buscado informações sobre as que leis já existentes para substituir a legislação arcaica que existe em Toledo e que não atende as necessidades dos empresários. “Nós trouxemos uma proposta para uma legislação especifica para Toledo. Encaminharemos esse projeto desta nova lei de incentivo industrial, assim que a Câmara voltar com suas atividades legislativas”. Edemar complementou que ainda serão realizadas discussões junto com as secretarias de Planejamento e da Fazenda para avaliar as condições e com a assessoria jurídica elaborar o texto final dessa nova lei, que será apresentada ao conselho de desenvolvimento de Toledo, e depois para os vereadores.
O Prefeito Beto Lunitti afirmou que o incentivo à economia do município irá proporcionar àqueles que estão em Toledo e querem investir, um modelo diferente de relação com poder público sob o aspecto de ter, dentro dos seus investimentos, a possibilidade de adquirir esses imóveis. “Esperamos que a câmara municipal aprove essa lei importante para o município, pois queremos conjugar o desenvolvimento do setor do agronegócio, da pecuária, com o crescimento industrial”.
O prefeito ainda completou que na proposta de governo está prevista a aquisição de mais áreas e a construção de barracões para incubadoras. “Isso tudo contextualiza aquilo que desejamos para o desenvolvimento do nosso município. A comunidade local que investe, os empresários tenham uma grande expectativa. A demanda é muito grande. Nós como governo estamos fazendo nossa parte e vamos cada vez mais colocar energias para potencializar as riquezas do nosso município”, concluiu.
Da Assessoria - Toledo